Banco Central: Qual o telefone? Como fazer a conversão? E registrato?

Banco Central

Com certeza, você já ouviu falar do Banco Central. Nem que seja na televisão, no jornal, enfim, ele está, praticamente, todos os dias nos meios de comunicação mais tradicionais, sejam eles da área econômica ou não.

Para quem não sabe, o Banco Central é, na verdade, um regulador de toda atividade bancária e financista do Brasil. É ele que define taxas de juros, controla a elevação ou diminuição do valor do dólar, entre outras atividades que fazem a economia capitalista do Brasil funcionar como manda o figurino.

Porém, o Banco Central também possui outras funcionalidades que são mais desconhecidas das pessoas e que interferem diretamente na vida delas. Confira nos próximos tópicos todas as informações a respeito desse importante órgão público!

Qual o telefone do Banco Central ?

É possível você entrar em contato com o Banco Central para tirar dúvidas a respeito de questões econômicas que te interessam e até conseguir alguns dados importantes sobre a economia do Brasil.

Para falar diretamente com o Banco Central, basta você ligar para o número 145. Bem simples mesmo, com apenas três dígitos. Uma secretária eletrônica vai atender a ligação e você seguir os passos, clicando nos números indicados pela inteligência artificial.

Banco Central dólares

Dólar

Um dos papéis mais importantes do Banco Central é controlar o valor do dólar no Brasil. A valorização ou desvalorização da moeda americana é vista de perto pelos economistas do órgão público.

Isso porque o dólar não pode subir demais, nem descer demais também. O motivo é que o dólar alto eleva a inflação bastante, visto que muitos produtos brasileiros são importados, como parte da gasolina e do trigo para fazer pão, macarrão e outras massas.

O dólar também não pode ser baixo demais, porque prejudica as exportações brasileiras. Os produtos são vendidos em dólar e esse valor não varia de acordo com a cotação da moeda. Ou seja, se você exporta um produto por um dólar, ele vai continuar sendo um dólar, independente do valor da moeda em relação ao real.

Como funciona a calculadora do Banco Central?

O Banco Central tem um serviço online que ele chama de Calculadora do Cidadão. Esse aplicativo serve para que a pessoa pesquise diversas possibilidades financeiras que podem ser feitas por ela.

Por exemplo: por meio dessa calculadora, você consegue saber o valor que vai pagar mensalmente por um financiamento.

Outras utilidades da Calculadora do Cidadão é a aplicação em fundos de renda fixa, valor futuro de determinada moeda em comparação com o que deve acontecer com o dólar nos próximos meses, correção de valores e também o custo de pagamento de cartão de crédito com base em juros já pré-definidos por essa calculadora do Banco Central.

Como fazer a conversão?

Outra possibilidade disponível no site oficial do Banco Central é você fazer diariamente a conversão do real em outras moedas do mundo. Existem diversas moedas disponíveis para você calcular e saber o quanto o seu dinheiro valeria em outros países.

fachada

Regristrato do Banco Central

Por ser um órgão público, todas as ações não sigilosas do Banco Central devem estar disponíveis para qualquer pessoa acessar. Foi assim que o órgão criou o Registrato que é o Extrato de Registro de Informações do próprio Banco Central.

Para acessá-lo, basta entrar no site do Registrato no Banco Central e procurar as informações que você tem interesse de saber.

Cotação da moedas

O Banco Central também oferece a cotação das moedas em tempo real por meio do seu site. Para acessar também é bem simples, só entrar na página e conferir o valor das moedas estrangeiras em relação ao real.

Como funciona a atualização do Banco Central

Todo mês o Banco Central realiza uma atualização dos dados disponíveis no site e em outras formas de acesso a informação utilizados pelo órgão público.

Como realizar a consulta?

Para realizar qualquer tipo de consulta que o Banco Central oferece, você pode fazê-la pelo site do órgão ou ligar para o número 145.

No site é possível encontrar tudo que o BC fornece para o acesso dos cidadãos. No mais, é uma boa oportunidade de você conhecer esse importante órgão e entender como funciona o trabalho da economia brasileira para evitar crises e fazer o país se desenvolver.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre o funcionamento e as utilidades oferecidas pelo Banco Central para os cidadãos brasileiros, comente aqui embaixo!

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *