Cartão clonado: Saiba o que fazer nesse caso!

O cartão de crédito é muito útil na vida dos brasileiros, sendo que com ele é possível realizar compras com a maior facilidade e podendo pagar no mês seguinte ou até mesmo em várias prestações para não ficar caro para o seu bolso. Porém esse cartãozinho que te proporciona tantos benefícios pode virar um grande pesadelo com o cartão clonado.

Não sabe o que é isso ou como descobrir se o seu cartão foi clonado? Então esse artigo é para você, pois nele eu irei falar tudo o que você precisa saber a respeito do cartão clonado. Continue lendo e veja a seguir!

Cartão clonado: O que é?

Em algum momento você já se viu cheio de dívidas no cartão de credito que não foram feitas por você? Então isso é um indício de que o seu cartão foi clonado.

O cartão clonado é quando alguém possui acesso ao seu cartão de crédito, e faz uma “cópia” dele, anotando todas as suas informações. E assim pode realizar compras a vontade como se fosse você.

Enquanto mais rápido for descoberto, melhor para você, pois quando se demora muito para saber que o seu cartão foi clonado você já poderá estar com uma imensa dívida no banco.

cartão clonado

Como descobrir se o meu cartão foi clonado?

Muitas vezes o consumidor não consegue descobrir facilmente que o seu cartão foi clonado, e por isso é necessário tomar muito cuidado. O cartão pode ser clonado facilmente até mesmo através de compras pela internet ou por pagamentos.

Assim que você notar que foi realizada uma compra no seu cartão de crédito que você não lembra, mesmo que de pequeno valor, é necessário que você entre em contato imediatamente com a sua agência, pelo telefone ou presencialmente, para informar que o seu cartão pode ter sido clonado, e em seguida faça um boletim de ocorrência.

Vale lembrar que o ideal é olhar todas as informações do seu extrato do cartão frequentemente, não apenas o valor gasto, mas sim a hora, data e nome da despesa, a fim de evitar que alguma despesa passe despercebida por você.

De quem é a responsabilidade?

Quando acontece algum caso de clonar cartão, é necessário que a pessoa entre em contato imediatamente com a agência do seu cartão, visto que esta é a responsável por esse ocorrido, pois é de inteira responsabilidade da agência oferecer segurança nas transações realizadas no cartão de crédito e por isso ela possui como obrigação evitar que sejam realizadas compras através da clonagem do cartão.

Algumas agências já oferecem alguns tipos de bloqueio a fim de evitar que sejam feitas compras através da clonagem do cartão, sendo assim elas costumam ligar para o cliente ou bloquear a compra quando é solicitada uma compra em alto valor, ou em um horário que não é usual daquele cliente.

Em caso de cartão clonado, a agência deverá cobrir todas as despesas, não podendo repassar elas ao cliente, visto que a culpa não é dele.

Posso pedir danos morais?

Se após constatar a empresa responsável pelo seu cartão clonado, ela não cobrir todos os gastos que você teve após a clonagem do seu cartão é possível sim que você solicite danos morais, pois a responsabilidade desses custos é apenas dela e não pode ser repassada a você.

Contudo, para pedir danos morais é necessário enfrentar uma grande burocracia, como comprovar que o cartão realmente foi clonado, apresentar boletim de ocorrência do cartão clonado e ainda comprovar que a agência bancária se recusou a arcar com as dívidas do cartão clonado.

O que fazer se o meu cartão for clonado?

Conforme dito anteriormente, se o seu cartão for clonado é necessário que você procure imediatamente sua agência bancária para constatar que o seu cartão foi clonado, assim ela irá bloqueá-lo a fim de evitar com que sejam realizadas mais compras.

Os gastos com o cartão clonado são de responsabilidade da agência e ela deve arcar com todos eles.

Contudo é válido ressaltar que você deve ficar sempre atento ao seu cartão de crédito e aos sites onde você realiza compras a fim de evitar que o seu cartão seja clonado.

cartão clonado

Espero que esse artigo sobre cartão clonado tenha te ajudado, e se ficou alguma dúvida, deixe-a nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *