Crédito rotativo: O que é? Como funciona? Qual a taxa de juros?

O uso do cartão de crédito vem se tornando cada vez mais comum entre pessoas de várias idades, visto que com ele é possível você realizar compras a prazo ou dividi-las em várias vezes sem juros. Mas e quando o limite acaba quando você mais precisa? Ou quando você não possui dinheiro suficiente para pagar a fatura? O que fazer? Se você se encontra em um momento que está sem limite no cartão, mas precisa dele e não tem dinheiro suficiente para pagar a fatura integralmente, você pode optar pelo crédito rotativo. Ainda não sabe o que é isso? Continue lendo esse artigo e veja a seguir tudo que você precisa saber antes de contratar esse serviço.

O que é Crédito rotativo?

Para quem ainda não conhece, o crédito rotativo é o valor mínimo da fatura do cartão de crédito que os bancos oferecem para você quando você não possui saldo suficiente para quitar sua mensalidade, assim o valor do seu limite irá voltar para que você possa continuar utilizando o seu cartão e você poderá pagar a fatura integral futuramente.

Muito parecido com o cheque especial, o crédito rotativo é uma espécie de empréstimo de emergência para pagamento da fatura do cartão.

Como funciona?

O crédito rotativo funciona de maneira bem fácil, o seu banco, antes de disponibilizar o valor dele para você irá fazer uma analise de suas condições financeiras, movimentos da conta e qual a sua possibilidade de pagamento do limite.

Assim, depois de feito essa análise automática do banco, o valor disponível de crédito rotativo estará em sua conta e você poderá recorrer a ele quando necessário. No entanto, vale ressaltar que os juros cobrados são altos e talvez essa não seja a melhor opção de pagamento para você.

Crédito rotativo como funciona

 

Quais as Regras?

Para conseguir o crédito rotativo não existem muitas regras, apenas:

  • Esse crédito só pode ser utilizado apenas 1 mês;
  • Você deverá pagá-lo parcelado ou em seu valor integral conforme sua preferência;
  • O valor dele irá diminuir quando for consumido e só voltará quando o valor que foi utilizado foi pago.
  • Você deverá pagar juros após utilizá-lo.

Perigos do Crédito rotativo?

O crédito rotativo é uma excelente opção de crédito de emergência, pois ele atende o cliente assim que ele precisa, no entanto, os juros cobrados pelos bancos por esse “empréstimo” são assustadores, sendo os piores do mercado, e que podem fazer com que o cliente duplique sua dívida com muita facilidade.

Quando você se vê apertado, recorrer ao pagamento do mínimo pode parecer uma ideia atraente, no entanto, escolher essa modalidade de pagamento para que você possa pagar sua dívida em várias parcelas posteriormente pode te fazer cair em uma taxa de juros de quase 300% ao ano, o que não é nada atraente.

E por isso, o mais recomendável é que você controle o limite do seu cartão de crédito e tente não gastar mais do que poderá pagar a fim de evitar ao máximo utilizar o crédito rotativo para o pagamento do mínimo.

Crédito rotativo cartão de crédito

Veja a seguir quais são as taxas de juros cobradas pelo serviço do crédito rotativo nos principais bancos.

Santader:

A taxa de juros cobrada pelo banco Santander para o pagamento do crédito rotativo varia entre 2,99% a 9,99% ao mês conforme o perfil de cada um de seus clientes.

Banco do Brasil:

Já os clientes do Banco do Brasil que fazem uso do crédito negativo pagarão uma taxa de juros de 1,91% a 9,38% ao mês.

Itaú:

O Itaú cobra dos seus clientes que fazem uso do crédito rotativo uma taxa de juros que varia entre 1,90% a 9,90% ao mês.

Como pode ser visto, a taxa de juros cobrada pelos bancos para o uso do crédito rotativo é bem alta, e por isso, nem sempre compensa fazer uso desse crédito, por isso o mais recomendável é que você busque outras formas de tentar quitar sua fatura do cartão, talvez até um empréstimo seja mais vantajoso.

Pesquise todas as possibilidades antes de tomar uma decisão e você poderá economizar bastante!

Você já fez uso desse crédito? Deixe seu comentário e conte pra gente o que achou dele!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *