Como economizar dinheiro? Onde o dinheiro rende mais? Veja as melhores dicas!

como economizar dinheiro

Você é cheio de planos que nunca cumpre? Aquele porquinho que você enche de moedas para uma viagem, uma tattoo ou outra coisa assim sempre é quebrado antes da data certa? Se você está cansado de jogar dinheiro fora e precisa urgentemente de mudar seus hábitos e economizar dinheiro, leia nosso post para aprender algumas dicas que vão mudar sua vida, sua conta negativada e o melhor: você aprende como economizar dinheiro!

Como economizar dinheiro? Faça listas!

Tenha o hábito de fazer listas para se organizar e aprender como economizar dinheiro. A primeira delas vai ser a lista de prioridades x coisas dispensáveis. Você pode colocar do mais essencial para o mais descartável ou fazer planilhas separadas, mas o importante é realmente colocar no papel, em algo visível. Ficar criando hipóteses e fazendo planos de cabeça vai atrapalhar tudo, você vai esquecer e não cumprir seu planejamento.

Um exemplo é que a escola dos seus filhos é algo fundamental e deve ser pago, por isso está no topo de prioridades. Já os almoços em restaurante todos os dias podem ser diminuídos para cortar gastos, afinal, você pode se planejar para levar comida de casa, não é? O que é uma boa alternativa de como economizar dinheiro.

Compre com consciência

Você já parou para pensar no tanto de coisas que comprou sem necessidade só nesse último mês? E nas coisas que você já comprou e só usou uma vez ou nunca usou mesmo! De pouco em pouco, o valor que parece pouco para essas compras compulsivas, se torna um número de vários dígitos que vai impedir seus planos de ficar rico logo!

Ao comprar se faça algumas perguntas como: esse item é realmente necessário para mim? Eu vou usar isso mais de três vezes? E por aí vai… Essa dica serve principalmente para roupas, que tendem a nos seduzir por serem diferentes a cada tendência de moda.

como economizar dinheiro moedas

Como economizar dinheiro? Saiba usar seu cartão de crédito

Estão muito enganadas aquelas pessoas que acham que os cartões são os vilões da história. Tem gente que nem faz ou até cancela sua conta só porque “o cartão é um caminho sem volta”. Bobagem, se você entender onde ele pode ser melhor aplicado, terá seu limite maior e conseguirá alcançar seus objetivos e assim, aprenda como economizar dinheiro.

Uma boa dica é pagar todas as suas contas menores com o dinheiro em espécie e deixar compras grandes, que realmente precisam ser parceladas, para o seu crédito. Assim, seu cartão será usado para coisas que você não tem dinheiro suficiente para pagar integral na hora e você não vai só passar o card para qualquer coisa.

Escolha onde aplicar o seu dinheiro

Honestamente, não adianta você guardar uma quantia de dinheiro se ela não vai te render nada. Já que você está poupando dinheiro, pelo menos invista ele em algum lugar que vai te dar um retorno. Algumas opções são o CDB, caderneta de poupança e tesouro direto.

Saber como economizar dinheiro desde cedo, é a palavra da vez. A cada dia que se passa mais oscilante fica a economia brasileira e por isso economizar fica sendo cada vez mais importante para que você não passe apertos futuros. Algumas pessoas já nasceram com o dom de economizar, contudo, outras possuem grandes dificuldades de fazer isso.

Se você é uma dessas pessoas que possui dificuldades de economizar, esse artigo é para você, pois nele eu irei dar algumas excelentes dicas de como economizar. Continue lendo e veja a seguir.

Como economizar dinheiro? Anote todos os gastos

A principal dica para quem deseja aprender como economizar dinheiro é anotar todos os gastos. Quando você não anota o que você gasta você não consegue entender para onde o seu dinheiro está indo, por isso, o essencial é que você anote tudo o que gastar para que depois possa observar quais são os gastos que podem ser cortados.

Separe o seu dinheiro para as contas essências

Todo mundo tem aquelas contas que são essenciais, e por isso é necessário que você anote quais são elas e assim que receber, separe o dinheiro para pagá-las. Com o restante do dinheiro você deverá pagar os demais gastos.

Já pensou em guardar um pouco do que recebe?

É essencial que você guarde um pouco do dinheiro que você recebe. Estipule um pouco do seu salário para guardar, esse dinheiro será como se você não tivesse e você só deverá usá-lo em casos de emergência.

Gaste menos do que ganha

Outro erro muito comum que as pessoas cometem é gastar mais do que ganha, isso faz com que elas tenham dificuldades de administrar seu dinheiro, pois se acumulam em dívidas, por isso, uma dica essencial é gastar menos que você ganha. Evite fazer gastos com dinheiro  que você possivelmente irá receber.

notas

Se possível, compre à vista

Evite realizar compras a prazo, pois quando você compra a prazo você faz dívida com um dinheiro que ainda não está em mãos, e por não ver o dinheiro saindo de sua conta, você pode acabar comprando mais do que devia.

Por isso, sempre que for possível é aconselhável que você compre à vista e somente aquilo que for realmente necessário.

Busque novas formas de ganhar dinheiro

Se você está com dificuldades de manter  suas  despesas e guardar algum dinheiro, opte por outras formas de ganhar dinheiro. Atualmente no mercado você encontra diversas fontes de renda extra como vender algum produto, pegar algum serviço freelance ou um serviço extra. Isso irá te ajudar a ter mais dinheiro e a não passar aperto.

Como economizar dinheiro? Guarde o dinheiro extra

Muitas pessoas quando veem que possui uma renda extra já fica doida para gastar o dinheiro, porém isso não é o ideal. O certo é que você guarde o dinheiro extra que recebeu como o próprio nome diz, ele é extra e você não estava contando com ele, por isso você deve guarda-lo.

Não guarde dinheiro em casa

Quando você guarda dinheiro em casa você acaba caindo em tentação de gastá-lo, por isso, o ideal é que você guarde o seu dinheiro no banco, pois assim pensará duas vezes antes de usá-lo. Além do mais, quando você deixa o seu dinheiro guardado em uma poupança você ainda ganha juros por ele.

Evite usar o cartão de crédito

Um dos grandes vilões de quem  deseja economizar é o cartão de crédito, pois com ele você realiza compras para pagar depois e com isso faz com que aumente suas chances de gastar mais do que deveria, e só perceber quando a fatura vencer.

Não compre sem necessidade

Antes de comprar algo é necessário que você avalie se realmente está precisando disso, e só após ter certeza que precisa, realize a compra. É comum existir a vontade de comprar alguma coisa só por que viu e gastar dinheiro sem precisar, então não compre nada por impulso.

Siga essas dicas e com certeza você irá conseguir economizar bastante.

Como economizar dinheiro? Siga o Me Poupe!

Se você não conhece esse canal, está não só perdendo tempo como dinheiro também. Criado pela jornalista, educadora e planejadora financeira Nathalia Arcuri, seu canal Me Poupe! no Youtube tem mais de 1,1 milhão de inscritos e ajuda a nós, pessoas comuns, a tirar do papel aquele plano de ficar rico e realmente aprender a poupar e investir dinheiro nas coisas certas.

A blogueira acredita que a mídia mistifica demais a educação financeira e nós ainda não temos acesso às práticas fáceis de poupar e investir para ter uma renda extra com segurança. Confira suas dicas e comece a investir agora!

Ficou alguma dúvida sobre como economizar dinheiro? Deixe-a nos comentários que nós responderemos assim que for possível.

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *