INSS atrasado: Como faço para pagar? Saiba AQUI!

INSS é sigla que designa Instituto Nacional do Seguro Social, sendo que este é um órgão que está ligado diretamente ao governo e faz parte do Ministério da previdência social. É graças ao INSS que os aposentados possuem o recebimento de suas contribuições, sendo que além desta, ele possui diversas outras funções, e por isso é tão importante o pagamento do INSS. Mas o que fazer com o INSS atrasado?

Se você é um contribuinte do INSS, porém possui atraso com o pagamento deste é recomendável que você o quite o mais rápido possível a fim de evitar problemas futuros. Se você não sabe como pagar INSS atrasado esse artigo é para você, pois nele eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre como realizar esse pagamento. Vamos conferir?

Como faço para pagar o meu INSS atrasado?

Se você está com o INSS atrasado e deseja pagá-lo, é necessário que antes você saiba se realmente precisa pagar essa conta, pois nem sempre ela estará em sua responsabilidade.

Para que você possa entender melhor, pode-se dizer que funciona da seguinte maneira, se você comprovar que realizou algum tipo de trabalho na época em que está sendo cobrado esse INSS atrasado não é necessário que você faça o pagamento deste, e ele já estará sendo contado como tempo para você aposentar. Mas é válido ressaltar que você precisa comprovar através de documento esse serviço.

Agora, se você deseja saber como pagar seu INSS em atraso é bem simples dependendo do tempo de atraso.

INSS atrasado

Com até 6 meses em atraso

Se o seu INSS atraso possuir uma guia de até 6 meses ainda é possível que você faça o pagamento dela, e assim, para calcular valor do INSS atrasado você poderá acessar ao site da receita federal através do link a seguir: http://www2.dataprev.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/calcContribuicoesCI/filiadosApos/selecionarOpcoesCalculoApos.xhtml.

Vale ressaltar que esse INSS atrasado só pode ser pago por contribuintes facultativos.

Com período superior a 6 meses

Esse caso de INSS atrasado só pode ser pago por contribuintes individuais, ou seja, trabalhadores autônomos, e nesses casos eles podem realizar o pagamento de duas maneiras distintas, veja quais são elas a seguir:

Primeira maneira:

Sem precisar comprovar o trabalho: Para esse tipo de INSS atrasado o indivíduo não irá possuir nenhum tipo de burocracia, pois ele apenas precisará acessar  o site da Receita Federal para emitir a guia.

Segunda maneira:

Com comprovação do trabalho: Para o indivíduo que for pagar o INSS atrasado com provas do trabalho será necessário que ele vá a uma agência da Caixa Econômica Federal para que ele possa comprovar seu tempo de serviço e lá eles irão gerar o INSS em atraso para ele.

 E se eu for MEI?

O MEI – Microempreendedor individual também deve pagar o INSS, porém para que seja gerada a guia de pagamento deste, não é necessário que ele acesse ao site da Receita Federal, e sim ao site do Portal do Empreendedor e gere uma guia que possui o nome de DAS-MEI.

Se o indivíduo possuir complicações para gerar esse INSS atrasado é recomendável que ele procure a uma agência da Caixa Econômica Federal para que um atendente possa ajudá-lo.

Pode ser parcelado?

Sim, é possível que os contribuintes que estão com seu INSS atrasado possam realizar o parcelamento de sua dívida, sendo que esta foi uma proposta do governo juntamente com a receita federal a fim de incentivar aos devedores que quitem seus débitos.

Para que seja feito o parcelamento do INSS em atraso o contribuinte possui duas opções, ou ir até uma das unidades da Receita Federal ou através da internet.

O contribuinte poderá requerer mais de um parcelamento da sua dívida, sendo que é possível realizar o parcelamento em até 60 vezes, e tudo isso poderá ser feito até mesmo pela internet a fim de facilitar a vida dessas pessoas diminuindo a burocracia.

Tem multa?

Sim, ao pagar o INSS atrasado o contribuinte deverá arcar com uma multa de 0,333% ao dia limitado a 20%, e ainda deverá pagar os juros correspondentes pelo tempo de atraso desse pagamento, valor que irá variar conforme o valor da contribuição e o tempo de atraso.

INSS atrasado

Espero que esse artigo sobre INSS atrasado tenha te ajudado a sanar as suas dúvidas, e se ainda restou alguma, deixe-a nos comentários!

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

2 Comments

  1. deixei de contribuir nos anos de 1999 e 2000, hoje preciso destas contribuições para dar entrada na minha aposentadoria. gostaria de informações de como devo fazer para pagar, e se posso parcelar. desde de já eu agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *