Nota fiscal paulista: O que é? Como cadastrar e consultar? Veja tudo Aqui!

Nota fiscal paulista

São muitos os impostos que o cidadão deve pagar ao governo, porém muitas vezes alguns burlam esses pagamentos, seja por não ter condições de pagar ou por achar alto o valor pago, o que gera um grande déficit aos cofres públicos, e a fim de evitar esse tipo de ocorrência e incentivar o pagamento dos impostos é que o estado de São Paulo lançou a nota fiscal paulista.

Ainda não sabe o que é nota fiscal paulista? Então esse artigo é para você. Continue lendo-o e veja a seguir tudo o que você precisa saber a respeito dela.

O que é Nota fiscal paulista?

A nota fiscal paulista é um programa desenvolvido pelo governo do estado de São Paulo no ano de 2007 com o intuito de aumentar  arrecadação do estado através da diminuição do número de sonegação de impostos que havia ocorrendo no estado.

Sendo assim, com a nota fiscal paulista, a cada compra que for registrada o consumidor terá direito de receber de volta uma parte do imposto que foi pago por ela.

Com essa prática o cidadão paulista poderá receber o seu retorno em forma de desconto em seu IPVA ou em dinheiro, sendo que isso se torna vantajoso tanto para a população que ganha um desconto em suas compras, como para o governo, que diminui a sonegação de impostos.

Consultar nota fiscal paulista

Para consultar sua nota fiscal paulista é bem simples, pois existe um site exclusivo dela que com alguns pequenos passos você consegue ter todas as consultas em apenas alguns minutos.

  1. A primeira coisa para fazer a consulta da sua nota fiscal paulista é acessar ao site https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx;
  2. Em seguida você deverá marcar uma bolinha na opção “consumidor”;
  3. Depois será necessário colocar o número do seu CPF (em casos de pessoa física) ou o número do seu CNPJ (em casos de pessoa jurídica).
  4. Depois você deverá colocar a sua senha e prosseguir.
  5. Você será redirecionado para a página onde terá todas as informações da sua nota fiscal paulista para consulta.

Nota fiscal paulista

Como fazer o meu cadastro?

Fazer o cadastro na nota fiscal paulista é bem simples, basta você seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse ao site de cadastro da prefeitura de São Paulo através do seguinte link: https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx;
  2. Nos campos apropriados digite o seu CPF ou CNPJ e os caracteres ao lado. Como você não possui senha, clique logo abaixo desses campos (no final da página);
  3. Informe os seus dados pessoais que serão solicitados;
  4. Será enviada uma mensagem para o seu e-mail, e você deverá acessa-la para clicar no link de verificação.
  5. Então você deverá cadastrar sua senha na página que você foi redirecionado e pronto, o seu cadastro foi realizado com sucesso.

Para ter acesso a sua nota fiscal paulista você deverá colocar seu CPF e senha na página inicial do site acima.

Como sacar?

Sacar o dinheiro da nota fiscal paulista é o momento mais esperado pelos paulistas, pois é nesse momento que ele terá o retorno do imposto que pagou durante sua compra.

O saque pode ser realizado quando a pessoa possuir acima de 25 reais disponível em sua nota fiscal paulista.  Após ter um saldo suficiente para saque o consumidor deverá acessar a página da nota fiscal paulista, e clicar na aba “utilizar créditos” então ele terá três opções que são:

  • Transferir seu saldo para sua poupança;
  • Transferir seu saldo para a conta corrente;
  • Usar os créditos para abater no seu IPVA.

E então ele deverá clicar em uma das opções acima, e inserir os dados que são necessários. Nos casos de transferência, poucos minutos após a solicitação (em casos de dias úteis) o dinheiro estará na conta do favorecido, agora em casos de utilização do crédito para o pagamento do IPVA seu valor será abatido apenas no momento da emissão do boleto de pagamento.

É aconselhável que você só resgate a sua nota fiscal paulista para abatimento do IPVA no dia em que for pagar esse imposto.

Com a nota fiscal paulista o governo conseguiu reduzir um pouco da sonegação de impostos do estado, porém o número de pessoas que ainda sonegam é exorbitante.

Ficou alguma dúvida sobre a nota fiscal paulista? Deixe-a nos comentários.

Compart. 0
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *