O que pode ser usado como comprovante de renda? Saiba tudo aqui!

O que pode ser usado como comprovante de renda? Em muitos momentos da nossa vida nos deparamos com situações em que é necessária a comprovação de nossa renda, seja em um banco para a análise de crédito, seja para alugar um imóvel, para ser fiador de alguém ou diversas outras atividades.

Porém muitas pessoas possuem grande dificuldade com isso, pois muitas vezes não sabe o que pode ser usado como comprovante de renda. Se você também faz parte desse grupo de pessoas, esse artigo é para você, pois nele eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre quais documentos podem ser usados como comprovante de renda. Continue lendo e veja a seguir!

O que pode ser usado como comprovante de renda? Quais documentos?

A seguir fizemos uma lista dos documentos  que podem ser usados para comprovar sua renda, vamos conferir?

Extrato bancário

O extrato bancário, em alguns casos, poderá ser usado como comprovante de renda, porém ele é o menos aceito nesses casos, e por isso o ideal é que você só opte por esse documento como comprovante de renda se a instituição que você deseja permitir, e em último caso.

Para que o seu extrato bancário tenha credibilidade como comprovante de renda é necessário que você faça a impressão pelo menos dos três últimos meses, além do mais é aconselhável que você peça o seu gerente para assiná-lo.O que pode ser usado como comprovante de renda

 Pensão

A pensão também é mais um tipo pouco usual de comprovar a renda, ela também só pode ser usada quando estiver devidamente comprovada e quando o indivíduo não possui nenhuma outra forma de comprovar sua renda.

As pensões são mais usadas por adolescentes e pessoas que não possuem trabalho e são sustentadas por outrem, e por isso, na maioria das vezes é necessário que esta esteja acompanhada por outro documento conforme orientações da instituição.

Decore

O Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) é um dos meios mais populares para comprovar renda quando se é um trabalhador autônomo. Esse documento deve ser feito impreterivelmente por um contador que possua todos os dados da pessoa.

E apesar de ser usada na maioria das vezes por trabalhadores autônomos, o Decore também pode ser usado por empresários que não possuam meios de comprovar sua renda.

Vale lembrar que os contadores cobram para fazer um Decore.

O que pode ser usado como comprovante de renda

Contrato de trabalho

O contrato de trabalho também pode ser usado como maneira de comprovar renda, contudo, para que ele seja aceito é necessário estar com firma reconhecida em cartório.

Além do mais, nesse contrato de trabalho deve constar o valor que a pessoa recebe, por quantos meses irá receber esse valor, e se possível até mesmo o dia em que ela recebe.

Contudo, o mais indicado é usar a carteira de trabalho assinada, pois assim estará constando um salário e emprego fixos.

O que pode ser usado como comprovante de renda

Declaração do Imposto de Renda

Mais um documento que pode ser usado como comprovante de renda é a declaração do imposto de renda para pessoa física, pois nela irão constar todas as informações do ano anterior do indivíduo.

Contudo, como a declaração se refere ao ano anterior ao vigente, pode ser que a instituição exija que o indivíduo leve outros documentos que validem aquelas informações, como por exemplo, o extrato bancário.

O que pode ser usado como comprovante de renda

Declaração é aceita?

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é o que pode ser usado como comprovante de renda, dentre essas dúvidas surge se é possível ou não usar a declaração para esse fim, e a resposta irá variar conforme cada instituição.

A declaração é um documento não oficial para comprovação de renda, porém, em alguns casos, quando realizada a declaração de próprio punho com assinatura reconhecida no cartório, e com mais duas testemunhas (também com a assinatura autenticada em cartório), pode ser que algumas instituições aceitem esse documento como comprovante de renda.

Porém, como esse documento pode ser facilmente fraudado, ele não é aceito em muitas instituições e quando aceito, é necessário que se leve vários outros documentos que ajudem a comprovar que aquele salário é o real.

Vale lembrar que informações erradas contidas em declaração para comprovação de residência pode trazer graves consequências.

Contracheque

O contracheque emitido pelo pagador do salário também poderá valer como documento para a comprovação de renda, pois nele constam todas as informações básicas necessárias para ter credibilidade.

Espero que esse artigo sobre o que pode ser usado como comprovante de renda tenha te ajudado, e se ficou alguma dúvida sobre esse artigo, deixe-a nos comentários que nós responderemos assim que for possível.

Se também quer saber quais documentos usar como comprovante de residência, não deixe também de ler esse post, clicando aqui!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *