O que pode ser usado como comprovante de residência? Saiba aqui!

Você sabe o  que pode ser usado como comprovante de residência? Em vários momentos da nossa vida é preciso que comprovemos nossa renda, pois a fim de evitar fraudes e calotes, saber o endereço do indivíduo é fundamental.

É necessário um comprovante de residência até para pequenas coisas, como para se inscrever em uma autoescola, abrir uma conta em um banco, abrir um crediário em uma loja ou supermercado etc.

Se você está precisando comprovar sua renda, mas não sabe o que pode ser usado como comprovante de residência, esse artigo é para você, pois nele eu irei falar todos os documentos que são aceitos como comprovante de residência e o que fazer se você não tiver nenhum documento em seu nome.

Continue lendo esse artigo e veja a seguir o que pode ser usado como comprovante de residência!

O que pode ser usado como comprovante de residência? Quais documentos?

Quando se fala em comprovante de residência, muitas pessoas já pensam na água e na luz, e embora esses seja sim um dos principais documentos para a comprovação da residência, existe uma lista de documentos que também podem ser aceitos.

Para os procedimentos que são realizados com a união, existe uma lista oficial do Governo Federal que consta todos os documentos que podem ser aceitos, e embora não seja obrigatória, a maioria das demais instituições também usa essa lista. Veja a seguir quais documentos constam nela:

  • Contrato de aluguel em seu nome como morador, desde que possua firma reconhecida em cartório.
  • Contracheque, desde que seja emitido por um órgão público.
  • Termo de rescisão de um contrato de trabalho.
  • Boleto de cobrança em seu nome como, por exemplo, boleto de mensalidade de escola, de plano de saúde, de condomínio, etc.
  • Fatura de cartão de crédito.
  • Carnê do IPTU ou do IPVA.
  • Multas de trânsito.
  • Escritura do imóvel, desde que ele esteja em seu nome.
  • Extrato do FGTS, desde que este seja emitido pela Caixa Econômica Federal.
  • Contas de telefone, água ou luz.

É válido ressaltar que você deve consultar no local qual o tipo de documento que ele aceita como comprovante, pois esses documentos podem variar de instituição para instituição.O que pode ser usado como comprovante de residência

Esses documentos precisam estar em meu nome?

A princípio o ideal é que o documento que você está usando como comprovante de residência esteja em seu nome, porém, se ele estiver em nome dos seus pais também pode ser aceito.

Os principais documentos que são aceitos como comprovante de residência seu, mesmo estando no nome dos seus pais são as contas de água e luz. As instituições que são mais abertas e permitem vários outros documentos como comprovantes de residência geralmente exigem que ao menos um deles esteja em seu nome.

E se eu não tiver nada em meu nome?

Algumas pessoas não possuem nenhum tipo de documento no nome. Seja por que mora de aluguel ou por que ainda é menor, e mesmo assim é necessário que elas possuam alguma coisa que esteja em seu nome e chegue até o seu endereço para que possa comprovar a renda.

Contudo, se em último caso a pessoa não possuir nenhum dos documentos listados acima que pode ser usado como comprovante de residência é necessário que ela faça uma declaração de residência, disponibilizada pela própria instituição na qual ela vai negociar, e autenticada em cartório, para que seja possível comprovar a residência.

No entanto é necessário lembrar que mesmo possuindo uma declaração de residência, a pessoa precisará levar um documento que conste qual o endereço que ela reside, estando ele no nome de qualquer pessoa, e assim, o documento juntamente com a declaração valerá como um comprovante de renda.

E se o documento estiver em nome de outro parente?

Não serve como seu comprovante de renda um documento que esteja em nome de um parente que não seja o seu pai ou a sua mãe.

Não é aceitável nem documentos que estejam em nome dos seus irmãos ou avós.O que pode ser usado como comprovante de residência

A declaração só tem validade se autenticada em cartório?

Sim. Uma declaração de residência pode ou não ser feita em próprio punho conforme cada instituição, porém é imprescindível que esta declaração tenha firma reconhecida em cartório.

Para saber também o que pode ser usado como comprovante de renda, clique aqui!

Espero que esse artigo sobre o que pode ser usado como comprovante de residência tenha te ajudado, e se ficou alguma dúvida, deixe-a nos comentários que nós responderemos assim que for possível.

3 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *