Previdência privada: O que é? Vale mais a pena do que a Social? Como funciona?

Previdência privada

Com os problemas da Previdência Social e possível desmantelamento total dessa política pública, por conta da reforma que o mercado tanto quer, muitas pessoas passaram a pensar na possibilidade de investir em uma Previdência privada.

Porém, apesar dessa vontade, a grande maioria sequer sabe o que é a Previdência privada, como ela funciona, se realmente vale a pena, as vantagens e desvantagens. Se você passa por esse problema, este texto vai responder a todas as suas questões. Confira os próximos tópicos!

O que é e como funciona?

 A Previdência privada é uma forma de investimento que se assemelha bastante à Previdência Social. A diferença é que você não tem regras específicas sobre tempo de trabalho e de contribuição. Desa forma, é feito um cálculo, de acordo com o quanto você pagou mensalmente e quando quiser se aposentar, vai receber um valor proporcional a esse investimento.

A Previdência privada, apesar de ser particular, é também regulada pelo Estado para evitar abusos dos bancos que são mestres em fazer isso. Para saber o quanto vai render para você se aposentar daqui a 20 anos pagando 200 reais por mês, é preciso ir até as agências bancárias, fazer simulações e escolher a melhor opção.

Normalmente, as pessoas que usam a Previdência privada fazem isso como uma forma de complementar o que já vão receber na Previdência Social. Porém, de uns tempos para cá, as pessoas têm deixado a Social de lado e investido apenas na privada, mas será que vale a pena?

pensar no futuro

Previdência privada vale a pena?

 A Previdência privada ficou muito famosa nos últimos anos, ainda mais com o medo do fim da Previdência Social, mas entre as formas de se investir dinheiro de maneira privada, a previdência é a pior delas.

Isso porque formas de aplicação em renda fixa, como o CDB, LCI, LCA e outros diversos que existem têm juros muito maiores para quem investe. Com isso, você vai render o seu dinheiro bem mais do que colocar um valor por 30 anos em uma Previdência privada.

Só a título de cálculo, a média de rendimento anual de uma Previdência privada é de 5,95%. O Tesouro Direto Taxa Selic, o mais simples e que menos rende de todos, tem um rendimento de mais de 6,5% ao ano no valor atual da Taxa Selic.

Até se você colocar o seu dinheiro na NuConta do Nubank ele vai render mais do que se você fizer uma Previdência privada. A NuConta rende bem parecido à Selic, hoje está em 6,45% ao ano.

Com isso, não vale a pena você colocar o seu dinheiro em Previdência privada. Existem outras diversas formas que são até mais seguras e rendem muito mais do que esse fundo de aplicação.

Aplicação Previdência

Imposto de renda

 O imposto de renda na previdência privada é cobrado apenas quando você resgata o dinheiro. Isso pode ocorrer se você pegar todo o dinheiro, ou se fizer os saques como uma forma de salário, todo mês uma quantidade específica de valor.

O cálculo do imposto de renda é o mesmo para qualquer outro tipo de renda. Se você saca por mês menos de 1903 reais, não paga nada, se for entre 1903 e 2826, a alíquota é de 7,5%. Entre 2826 e 3751, ela sobe para 15%.

Quem recebe entre 3751 e 4664 por mês, paga uma alíquota de 22,5% para o Estado. Quem recebe mais do que isso, ela sobe para 27,5%.

Já se você for sacar o dinheiro todo, quanto mais tempo deixar ele investido, menor será o valor cobrado pelo imposto de renda. Com mais de 10 anos investido, o Leão vai cobrar apenas 10% dos juros rendidos na sua conta.

Simulador de Previdência privada

 Praticamente todos os bancos têm um simulador de Previdência privada disponível nos sites oficiais dessas empresas. Porém, antes colocar o seu dinheiro nessa aplicação, faça outras simulações com Tesouro Direto, CDB, RCB, LCI e LCA. Você vai ver que vale muito mais a pena deixar o seu dinheiro nessas aplicações do que na Previdência privada.

 

Se tiver gostado deste texto sobre Previdência privada, suas vantagens e também desvantagens, compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *