Cheque especial: O que é? Como funciona? Juros dos principais bancos?

Cheque especial calculando dívida

É comum algumas pessoas precisarem de uma renda extra para terminar de pagar suas dívidas, seja devido a um problema que surgiu inesperadamente ou porque ela comprou mais do que suas finanças permitiam, e em alguns desses momentos de aperto  precisam recorrer aos bancos.  Os bancos tem serviços para atender o cliente nesse caso. Um deles é a disponibilização do cheque especial, uma espécie de crédito pré-aprovado que pode ser retirado no momento em que você mais precisa. Ainda não sabe o que é o cheque especial? Então continue lendo esse artigo e veja a seguir tudo que você precisa saber sobre ele.

O que é Cheque especial?

Trata-se  de um limite de crédito disponível para saque sem que você precise passar pelo processo de pedir ao banco um dinheiro emprestado e esperar a análise. Ele foi feito para que você possa sacar na hora em que desejar. O cheque especial pode ser utilizado sempre que não houver saldo disponível para você quitar suas contas no banco ou para saques. Só são cobrados juros após o uso desse limite.

Cheque especial calculando dívida

Como ele funciona?

Esse serviço  funciona como se fosse um cheque mesmo, porém ele é dado pelo seu banco a você, para que você consiga ter um saldo extra na hora em que você mais precisa.

O cheque especial pode ser sacado em qualquer caixa eletrônico sem precisar ir até o seu gerente para isso. No entanto não são todas as pessoas que possuem esse limite, pois o banco faz uma análise antes de deixar esse limite disponível para você. Além do mais, vale lembrar que o limite do é dado de acordo com sua renda.

O cheque especial tem juros?

Sim, após a utilização do seu cheque especial serão cobrados juros pelo empréstimo daquele dinheiro. E os juros cobrados pelo cheque especial não são nada baixos, o que pode fazer com que sua dívida se torne ainda maior caso não haja a quitação do o mais rápido possível. Por isso, o mais indicado é que você tente encontrar outras modalidades de empréstimos para sair do aperto.

Como são cobrados os juros? Por que é tão alto?

Algumas pessoas ficam se perguntando por que o juro do cheque especial é tão alto, e eu te digo que isso acontece principalmente devido a forma que são calculados os juros, visto que os bancos procuram uma maneira de faturar a mais por esse empréstimo devido à rapidez e facilidade  que cliente tem acesso a ele.

Os juros do cheque especial são calculados como juros compostos, juros sobre juros, e por isso o valor sai muito mais caro do que o esperado. Além do mais, as taxas de juros cobradas pelos bancos não são nada baratas, veja a seguir as taxas dos principais bancos:

Taxas do cheque especial dos principais bancos:

Santander

O Santander é um dos bancos que possui a taxa de juros do cheque especial mais caras conforme informações do Banco Central do Brasil, sendo que sua taxa custa cerca de 14,79% ao mês ou 423,35% ao ano.

Cheque especial Santander

Itaú

O Itaú é um dos bancos mais utilizados do país. A taxa de juros cobrada sobre o limite do cheque especial no banco Itaú é de 12,61% ao mês ou 315,93% ao ano.

Cheque especial Itaú

Banco do Brasil

O Banco do Brasil possui uma taxa de juros do cheque especial de 12,49% ao mês ou 310,46% ao ano.

Fundo de Investimento Banco do Brasil

Bradesco

Já o Bradesco cobra de seus clientes uma taxa de juros sob o cheque especial de 12,09% ao mês ou 293,52% ao ano.

Cheque especial Bradesco

Sicoob

O Sicoob é um dos bancos que possui a menor taxa de juros do mercado, sendo que o valor dela é de 4,92% ao mês ou 77,85% ao ano.

Cheque especial Sicoob

Alguns bancos possuem um período de carência, onde você pode usar o limite do seu cheque especial e se pagar dentro dos dias de carência não será cobrado juros. Como pode ser visto, os juros cobrados sobre o limite do cheque especial é bem alto, e por isso o mais recomendável é que você pesquise bem antes de contratar esse serviço.

Você já usou esse limite? Deixe seu comentário e conte para gente como foi a sua experiência com ele?

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *