Cadastro Positivo: Saiba o que é, como consultar, se vale a pena e se aumenta o score!

ilustração do cadastro positivo

Imprevistos financeiros às vezes são inevitáveis. Alguns deles desorganizam nossas contas e nos impedem de quitar contas no prazo estipulado. Ter esse registro dificulta operações de crédito, o acesso a bancos, e o consumo em alguns estabelecimentos. Por isso, o cadastro positivo é uma ferramenta que facilita essas atividades para pessoas que possuem o “nome sujo”, compreendendo que os imprevistos não representam o compromisso com pagamentos futuros.

Quer saber como ter os benefícios dessa ferramenta? Veja a seguir com mais detalhes!

O que é cadastro positivo?

O cadastro positivo é um cadastro onde você registra o seu CPF e disponibiliza para o mercado financeiro um histórico de pagamentos nos últimos 12 meses. Entretanto, existe uma característica fundamental.

O Cadastro Positivo faz um levantamento de todas as contas que você quitou dentro do prazo de vencimento, que estejam atreladas ao seu nome.

Em resumo, o cadastro positivo te ajuda a ser reconhecido como um bom pagador, levantando as contas quitadas em dia contrapondo os registros no SPC e Serasa.

Assim, você prova que suas dívidas contraídas foram imprevistos fora da curva, e que não representa sua postura de pagamentos.

Com isso, você aumenta seu limite de crédito no mercado, mais facilidade de conseguir empréstimos a juros e prazos menores, pode renegociar dívidas com mais vantagens, entre outros benefícios que são perdidos quando se tem um “nome sujo”.

Existe um cadastro positivo disponível para as duas plataformas, o SPC e o Serasa. É mais recomendável que você realize o seu cadastro nos dois sistemas, pois cada um está relacionado a um tipo de crédito no mercado.

Veja abaixo como realizar o cadastro e outras dúvidas frequentes sobre essa ferramenta.

Em ambos os sistemas, o cadastro é gratuito e totalmente seguro!

Como fazer o cadastro positivo SPC?

Para fazer o cadastro positivo no SPC basta acessar o site www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo e clicar na aba “Cadastre-se aqui”, localizada no centro da página.

Você terá a sua disposição três tipos de cadastros possíveis: online com certificação digital, pessoalmente nos postos de atendimento SPC e também por correios. A opção online é segura e economiza um tempo valioso.

Se você optar pelo cadastro online, a página vai te indicar um link para preenchimento dos dados, que só funciona nos navegadores Excel, Firefox e Safari. Basta preencher os dados e seguir as orientações.

Você, então, autoriza a abertura do seu cadastro através do termo de adesão assinado no cadastramento.

Assim, ficará disponível para consulta de instituições financeiras suas contas relacionadas a financiamentos, empréstimos, compras a prazo e despesas domésticas como água, esgoto, luz, gás, assistência médica, internet, TV por assinatura, escolas, cartões e instituições financeiras.


≫ Precisa de uma quantia mas está com nome sujo? Confira aqui como funciona o empréstimo para negativado!


E como fazer no Serasa?

O sistema Serasa também disponibiliza o cadastro online, através do site www.serasaconsumidor.com.br/cadastro-positivo/.

De início você vai encontrar um campo para criar uma conta na plataforma. Uma vez criada a conta, você preenche o resto do cadastro com seus dados pessoais e segue as demais instruções.

Agora veja abaixo como consultar o seu histórico e fazer o acompanhamento da sua situação no mercado financeiro.


Leia mais aqui se você tem dúvidas sobre como funciona o SPC e Serasa!


pessoa usando notebook para consultar cadastro positivo

Como consultar o cadastro positivo?

Os dois sites apresentados acima possuem em sua página abas de consulta direta onde seus dados estão disponíveis. No caso do SPC, a aba de consulta se encontra ao lado da aba de cadastramento descrita acima.

No caso do sistema Serasa a consulta pode ser realizada também pela mesma plataforma apresentada anteriormente. Uma vez finalizado o cadastro, na página inicial do site, em baixo da aba “Abrir Cadastro Positivo”, existe a aba consulta, onde você acessa essa informação imediatamente.

Esse cadastro aumenta o Score?

O Score é uma pontuação que vai de 0 a 1000 que representa a capacidade de um grupo de pessoas com comportamento semelhante de quitarem suas dívidas.

Tanto o SPC quanto o Serasa utilizam essa pontuação. Ele é um outro artifício do mercado financeiro de analisar as possibilidades de inadimplência de seus clientes.

Possuir um cadastro positivo pode sim aumentar o seu Score, entretanto, apenas estar cadastrado não garante sua ascensão. Para manter sua pontuação alta é necessário manter um ritmo de pagamentos em dia.

Existe cadastro positivo no Nubank?

O Banco online Nubank faz recomendações e convites via e-mail para que os seus usuários se cadastrarem nesse registro, para que eles possam ter acesso a linha de créditos maiores dentro do banco.

O Nubank é conhecido por fazer uma análise rigorosa dos usuários antes de permitir, ou não, que eles utilizem os seus serviços. O banco disponibiliza esse cadastro através do próprio aplicativo, na aba “meus dados” e “ativar cadastro positivo”.

É simples, prático, e traz muitos benefícios!

Esse cadastro vale a pena?

Vale, e muito!

Sabemos que o mercado financeiro oscila bastante, e ter disponível taxas de juros baixas, maiores vantagens de negociação, e maior aceitação entre fornecedores e parceiros financeiros é muito importante.

O cadastro positivo é uma ferramenta muito útil para aumentar sua credibilidade na praça e ser recompensado pelo compromisso com seus pagamentos.

Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário se te ajudamosa esclarecer as dúvidas!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.