Consulta DBE: Para que serve? Como fazer? E se tiver deferido?

consulta DBE

Para quem é empresário, diretor de organização não-governamental ou possui título de pessoa jurídica por outro motivo, provavelmente, já teve que fazer a consulta DBE alguma vez na vida. Caso ainda não teve, pode ter certeza, que um dia vai precisar.

Apesar de ser um documento importante, muitas pessoas com CNPJ não sabem o que é o DBE, muito menos como fazer a consulta DBE. Se você faz parte desse grupo de cidadãos, os seus problemas acabam de se resolver. Neste texto você vai ler tudo o que precisa saber sobre essa importante documentação. Confira!

Para que serve DBE?

 Para quem não sabe, DBE é a sigla para Documento Básico de Entrada. Essa documentação é essencial para qualquer atividade que você for fazer com o seu CNPJ. É a partir do DBE que se cria um CNPJ, que se modifica, que se consulta, enfim, toda e qualquer movimentação e atividade da pessoa jurídica é feita por meio do uso desse documento.

Por isso, ele é muito importante e todo empresário precisa consultá-lo mais de uma vez por mês. Se você nunca fez isso, é porque, provavelmente, quem faz essas análises é o seu contador que entra no DBE e vê como está a situação do seu CNPJ.

Tudo, absolutamente, tudo o que você for fazer com a sua empresa, com o seu CNPJ, qualquer alteração, mudança, atualização, é feita por meio do Documento Básico de Entrada.

Como fazer a consulta DBE?

 Para fazer um DBE você precisa ir até uma agência da Receita Federal, levar os documentos necessários, o CNPJ, os seus pessoais e fazer a documentação. É muito simples, rápido de ser feito, mas precisa ser na agência da Receita, por ser um documento importante e que o órgão prefere não liberar ainda por meio da web.

Apenas no caso dos MEIs que eles conseguem criar, modificar, atualizar e até acabar com inscrições de CNPJ pela internet. Os outros tipos de empresas precisam ir até a Receita para elaborar o DBE que buscam e fazer as modificações necessárias.

relatório DBE

Receita Federal

 A Receita Federal é o órgão responsável pela emissão do DBE. Para fazer isso, você precisa ir até a agência mais próxima, levar seus documentos e fazer a documentação.

Caso você tenha dúvidas de como fazer isso, de quando é necessário usar o DBE, procure o seu contador que ele vai te ajudar bastante nessa questão e pode até resolver o problema para você.

Consulta DBE online

É possível que você faça a consulta DBE online pelo site da Receita Federal. Lá, você vai conseguir ver como anda a sua solicitação, se está tudo certo, se falta algo, enfim. Para criar um DBE, é só indo à agência física da Receita, mas para consultar, isso pode ser feito por meio da internet.

Deferido

 São vários os termos utilizados quando você entra com um processo de mudança no CNPJ por diversos motivos. A palavra “deferido” quer dizer que o seu pedido foi aceito e, a partir de então, as mudanças já estão valendo para a sua empresa e a nova documentação pedida.

Consulta DBE aprovado

 Quando o DBE é aprovado, na hora da consulta é possível ver essa informação e você tem certeza que a alteração pedida no CNPJ já está valendo. Caso não apareça o deferimento no pedido do DBE, vá novamente à agência da Receita Federal e confira se houve algum problema ou questão a ser resolvida.

receita federal

Alteração CNPJ

 Os empresários podem querer e necessitar mudar o CNPJ por diversos motivos. A empresa cresceu, diminuiu, aumentou o número de sócios, enfim, existem diversas possibilidades. Para todas essas, é preciso fazer um DBE para que a alteração seja realizada e aceita pela Receita Federal.

Você faz a alteração e cria o DBE na própria agência da Receita e faz consulta DBE no site para saber como anda o seu pedido de mudança.

Acompanhamento da consulta DBE

 O acompanhamento da consulta DBE, independente do que você pediu de alteração no CNPJ, pode ser feito pelo próprio site da Receita Federal. Basta colocar o número do recibo e de identificação do documento que é possível fazer a consulta e ver como está a situação do seu pedido.

Passo a passo

 A consulta DBE é muito simples. Primeiro você vai entrar no site da Receita na parte da consulta, informar o número do recibo do DBE e também o número de identificação. A partir daí é feita a consulta e você pode ver como está o andamento do seu pedido.


AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE A CONSULTA CNPJ? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!


Se tiver ainda alguma dúvida sobre o funcionamento da consulta DBE, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.