Contribuição INSS: O que é? Quais são os benefícios? Como iniciar?

Você sabe o que é contribuição INSS? Bom..Por vezes não pensamos no futuro a longo prazo e até mesmo não nos preocupamos com questões como estar assegurado em caso de doenças ou acidentes, porém essa atitude deve ser evitada, contribuir com INNS garante diversos direitos como aposentadoria e auxilio doença, portanto, você deve dar a atenção devida a essa questão.

Nesse artigo abordaremos um pouco mais sobre o que é o INSS e seus benefícios, mostrando como o contribuinte pode estar acessando os seus direitos.

O que é Contribuição INSS?

O governo federal possui entre suas diretrizes o Regime Geral de Previdência Social, sendo suas políticas criadas pelo Ministério da Fazenda e tendo o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS como executor de suas decisões. Portando é o INSS responsável por colocar em prática as políticas de previdência.

A contribuição com o mesmo possui caráter obrigatório a todos os empregados assalariados, empregadores, empregados autônomos, domésticos, trabalhadores rurais e contribuintes individuais. Por meio das contribuições, baseadas em regras específicas, o contribuinte garante diversos benefícios.

contribuição inss

Leia mais conteúdo no texto sobre INSS atrasado!

Quanto tempo?

Quando pensamos em quanto tempo de contribuição é necessário para ter direito a aposentadoria, e excluindo o caso de aposentadoria por invalidez, temos tempos diferentes para as opções do benefício por idade ou por tempo de contribuição. Confira abaixo as especificidades de cada uma delas:

  • Aposentadoria por idade: Para os contribuintes trabalhadores urbanos, do sexo masculino, a idade é de 65 anos e para os femininos 60 anos. Já para trabalhadores rurais esse tempo deve ser subtraído em 5 anos, ficando 60 para o sexo masculino e 55 para o feminino.
  • Aposentadoria por tempo de contribuição: Para acessar o beneficio por tempo de contribuição e ter acesso ao valor integral, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a mulher 30, respeitando a idade mínima de 53 anos para o homem e 48 anos para a mulher.

Tabela

O INSS possui diversas tabelas que ditam suas regras e diretrizes, com elas é possível saber questões de tempo, valores, datas dentre outras, podendo ser consultadas a qualquer tempo pelo site do INSS. O mesmo disponibiliza aos contribuintes tabelas de reajuste e pagamento de beneficio, tabela de contribuição dentre outras.

Consulta

Como citado anteriormente, o INSS possui um site oficial e por ele você pode fazer diversas consultas especificas por meio do seu CPF. Acessando o endereço www.inss.gov.br e procedendo a página “Serviços do INSS” você poderá fazer consulta de perícia médica e consulta de situação do benefício.

Benefícios da contribuição INSS

Os benefícios garantidos pelo INSS incluem aposentadoria por invalidez, idade, por tempo de contribuição e alguns casos especiais, garante também auxílio nos casos de doença, acidente e reclusão e pensão por morte, além de salário maternidade e salário família.

Autônomo

Os trabalhadores que executam suas funções por conta própria e estão inseridos na categoria autônomo, também devem contribuir com o INSS. Para isso o cidadão deverá se inscrever como contribuinte individual, escolhendo entre dois tipos comuns de contribuição, de 20% ou 11%.

Para aqueles que desejam aumentar o valor da aposentadoria, contribuir sobre o salário recebido mensalmente pode ser a melhor opção, e nesse caso deverá pagar o valor referente a 20% dos ganhos. Ainda é dada aos autônomos a opção de contribuir com 11% sobre o valor vigente do salário mínimo, e nesses casos, a aposentadoria será de 1 salário mínimo.

Como e quando devem iniciar?

Para definir como você deve iniciar a sua contribuição é preciso entender em que tipo de categoria de trabalhador você se encaixa. Nos casos de trabalhadores submetidos a CLT e funcionários públicos, a contribuição é iniciada automaticamente quando se inicia o trabalho, portanto quanto mais cedo se começa a trabalhar mais cedo começará a contribuição.

Para os autônomos, e valendo a todos os trabalhadores, quanto antes melhor. Isso pelo motivo de que quanto mais novo se começa a contribuir, mais cedo você poderá acessar os benefícios da aposentadoria, garantindo assim uma melhor qualidade de vida antes de ficar muito velho.

Apesar das mudanças ocorridas, pra pior, em diversas regras do INSS, contribuir continua sendo a atitude mais prudente, nos casos em que uma previdência privada não é uma opção. Portanto, se você é trabalhador, contribua e garanta algum direito na hora de você descansar com a aposentadoria.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *