Diferença entre conta corrente, poupança, salário e pagamento: Saiba AQUI!

Você sabe a diferença entre conta corrente, poupança, salário e pagamento? Diversas vezes nos indagamos sobre qual tipo de conta abrir em um determinado banco não é mesmo? Seja quando entramos para uma empresa, para recebimento de pensões alimentícias, para contratar empréstimos consignados, cartões de crédito, ou até mesmo para guardar dinheiro com mais segurança!

E se você também está em dúvida sobre qual a melhor, esse artigo é para você, pois nele eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre a diferença entre conta corrente, poupança, salário e pagamento. Continue lendo e veja a seguir!

Conta Corrente

A conta corrente deverá ser sua opção quando esta for sua conta de maior movimentação, seja para realizar saques semanalmente, pagamentos de contas, compensação de cheques, transferências bancárias, entre outras movimentações do dia a dia.

 diferença entre conta corrente, poupança, salário e pagamento.

Veja a seguir quais são as principais vantagens de se ter uma conta corrente:

Principais vantagens da conta corrente

  • Utilização de cartão de débito e/ou crédito
  • Disponibilização de talões de cheques ao titular da conta
  • DOC/TED (documento de Crédito e Transferência eletrônica disponível): são serviços utilizados para realização de transferências entre contas de bancos diferentes.
  • Crédito Pessoal Online/ Internet Banking: são serviços disponíveis ao cliente a fim de facilitar sua vida nos momentos mais difíceis. Solicitando o empréstimo pessoal dentro de alguns minutos a maioria dos bancos disponibiliza o valor solicitado em conta para saque em qualquer caixa eletrônico, podendo inclusive solicitar online via internet banking onde se tem todo o amparo do banco na tela de seu computador ou smartphone.

Conta Poupança

A caderneta de poupança, como é conhecida por muitos, é ideal para clientes que desejam guardar dinheiro e ao mesmo tempo investi-lo sem correr riscos, sendo esta uma opção muito procurada pelos os brasileiros, mesmo tendo uma das taxas de rendimentos mais baixas entre as demais aplicações.

 diferença entre conta corrente, poupança, salário e pagamento.

Conta poupança: Como funciona?

Antigamente o rendimento da conta poupança se dava por 0,5% + taxa referencial (TR), porém a partir de 2012, o cálculo começou a ser feito a partir da taxa SELIC, conforme exemplificado abaixo:

– Taxa SELIC acima de 8,5% ao ano = Rendimento de 0,5% + taxa referencial

– Taxa SELIC igual ou abaixo de 8,5 ao ano = 70% da SELIC + taxa referencial

Principais vantagens de se ter uma conta poupança

  • É uma forma de investimento simples e sem complicações.
  • Não possui riscos.
  • Pode resgatar o dinheiro sempre que quiser, sendo importante apenas atentar a data de aniversario da conta para que não perca o rendimento do mês.

Conta Salário e Pagamento

A conta salário será sua escolha quando esta for à conta exclusiva para recebimento de salário e proventos de sua empresa, ou quando estiver em seus planos fazer um financiamento habitacional, de veículos ou mesmo um empréstimo consignado.

A maioria dos bancos sente-se mais seguros na hora de disponibilizar tais financiamentos ao cliente, já que o valor mensal da parcela é debitado automaticamente do salário do trabalhador, levando assim a taxas de juros mais baixas e sendo bastante benéfico aos dois lados.

Além do mais, clientes que optam por este tipo de conta tendem pagar menores taxas de manutenção de conta ou até mesmo não pagarem, já que fica acordado com a empresa e o banco.

Principais vantagens da conta salário e pagamento

  • Facilidade e maior probabilidade de contratação de financiamentos de todos os tipos.
  • Menores taxas de juros em relação a outros tipos de contas.
  • Isenção ou menores taxas de manutenção de conta.

Diferença entre conta corrente, poupança, salário e pagamento

Após atentarmos a cada detalhe destes tipos de contas, é possível dizermos que existe sim uma diferença entre conta corrente, poupança, salário e pagamento.

Se você quer uma conta para movimentação de dinheiro, recebimento e pagamentos de contas, ou mesmo fazer compras utilizando o cartão de débito ou crédito, a melhor escolha será a conta corrente, porém se a sua prioridade for juntar dinheiro a fim de comprar um veículo à vista, dar entrada no seu imóvel, fazer uma viagem, ou mesmo investir seu dinheiro de maneira simples e sem riscos, a melhor opção será a conta poupança.

Enquanto ainda estiver procurando uma conta exclusiva para recebimento de salário com algumas possibilidades de melhores taxas de juros na hora de financiar ou fazer um empréstimo consignado, o melhor será apostar na conta salário.

Cabe a você analisar cada especificidade que cada uma dessas contas oferece, e contratar aquela que melhor lhe atende, observe ainda que se necessário poderá contratar uma conta corrente e poupança, vincula-se uma conta só com facilidades e vantagens de ambas.

diferença entre conta corrente, poupança, salário e pagamento.

Se você se interessa por finanças, não pode deixar de ler o post sobre cartões universitários!

Espero que esse artigo sobre diferenças entre conta corrente, poupança, salário e pagamento tenha te ajudado!

Compart. 0
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *