FGTS inativo: Saiba o que é, como sacar e confira um calendário de 2019!

pessoas na fila para checar conta inativa do fgts

Desde 2016, o governo anunciou que todas as pessoas com um FGTS inativo terão direito a sacar o valor, desde que seguindo algumas regras de datas etc.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o FGTS inativo, e muitas outras têm direito ao benefício e ainda não sabem! Saiba mais sobre esses valores no nosso artigo!

O que é o FGTS inativo?

O FGTS inativo são as contas bancárias dos trabalhadores que foram demitidos ou pediram demissão, e não possuem mais contrato de trabalho e, consequentemente, não recebem mais os depósitos mensais no fundo. Assim que ocorre a rescisão contratual a conta se torna inativa.

Entretanto, a conta permanece disponível para o cidadão titular, dono da conta. Além disso, o valor total do fundo recebe jutos e correção monetária sobre o saldo ao longo dos anos.

Como consultar o saldo?

Os canais oficiais de consulta à distância do FGTS são: o site da Caixa www.caixa.gov.br/contasinativas e o telefone 0800 726 2017. Além disso, você também pode localizar sua conta por meio de consulta presencial na agência bancária.

Comparecendo presencialmente, é necessária apenas a apresentação da carteira profissional, em uma das agências da Caixa Econômica Federal que seja mais próxima para você.

Também é possível acessar pelo app FGTS que vamos explicar mais detalhadamente nos próximos tópicos. Para consultar o saldo por meio do telefone, é necessário que tenha em mãos o seu número de consulta do PIS, endereço, RG e CPF.

Pronto! Sabendo qual o valor presente na sua conta, o próximo passo é resgatar esse dinheiro para você. Olha só como é fácil.

Como sacar o dinheiro de contas inativas FGTS em 2019?

Passo 1

É importante ficar atento às datas estipuladas para os saques do FGTS inativo.

A Caixa organizou o calendário de acordo com as datas de nascimento dos beneficiários. Veja só:

  • Para os nascidos em março, abril e maio, saque entre 10 de abril e 11 de maio.
  • Para os nascidos nos meses de junho, julho e agosto, saque entre os dias 12 de maio e 15 de junho.
  • Para os nascidos em setembro, outubro e novembro, saque entre 16 de junho e 13 de julho.
  • Para os nascidos em dezembro, saque entre os dias 14 e 31 de julho.

Se você perder essa data de saque, a caixa poderá oferecer uma segunda chance, como ocorreu na data de 31 de julho de 2017.

Por isso, fique atento! Se você perder as duas datas deverá se enquadrar em outra hipótese de saque (como aposentadoria ou aquisição de moradia própria) para poder receber os valores.

Passo 2

Saiba os locais possíveis para o sacar e quais os documentos necessários

A caixa oferece diferentes formas de receber os valores da conta. Se você já possui uma conta na Caixa Econômica, pode solicitar o recebimento direto na sua conta pela internet, sem restrição de valores.

Você também pode sacar em caixas eletrônicos com uma restrição de até três mil reais.

Se o valor presente no seu FGTS é até R$ 1,5 mil, você também pode sacar o benefício apenas com a senha do Cartão do Cidadão.

O saque no caixa eletrônico deve ser feito com o Cartão do Cidadão e a respectiva senha.

A retirada do FGTS inativo também pode ser realizada em agências lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Para isso, é necessário levar o seu Cartão Cidadão, a senha e um documento de identificação oficial. O valor máximo de saque nesses locais também é até R$ 3 mil.

O cidadão também pode retirar o dinheiro nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal. Para esse resgate, é preciso que você apresente o número de inscrição do PIS e um documento de identificação.

É importante também levar o comprovante da extinção do vínculo, que pode constar tanto na própria carteira de trabalho ou no termo de rescisão do contrato de trabalho.


⋙ Não deixe de ler também nosso artifo sobre a contribuição do INSS.


aplicativo fgts conta inativa

Existe algum app do FGTS?

O aplicativo FGTS pode ser baixado no seu smartphone por um app fornecido pela Caixa Econômica e tem versões compatíveis para os sistemas IOS, Android e Windows.

Observe bem, o aplicativo oficial leva o nome da Caixa Econômica Federal! No aplicativo você encontra as informações mais importantes sobre o seu recurso!

Como por exemplo: as datas de saques para cada trabalhador. Você entra na sua conta através do número do NIS e completa o cadastro com outros dados pessoais.

Você pode acessar o extrato da sua conta, o seu saldo, os postos de atendimento mais próximos de você, entre outras facilidades!

Agora ficou bem mais simples ter acesso a esse direito que protege o trabalhador!

Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.