Folha de Pagamento: Como funciona? Como calcular? E se for autônomo?

Folha de pagamento

A Folha de Pagamento é importante tanto para o empregador, quanto para o empregado. Ela serve para comprovar pagamentos como de salários, horas extras, adicionais noturnos, entre outros. Você sabe como funciona? Como são realizados os cálculos? Veja tudo sobre a Folha de Pagamento!

Como funciona a Folha de Pagamento?

Conhecida como contracheque, a Folha de Pagamento é uma relação que possui o salário pago aos trabalhadores. Essa relação torna os dados trabalhistas em referências contábeis, que facilitam fazer o cálculo da quantia do ordenado bruto, em especial do valor líquido.

A Folha de Pagamento é um documento importante, que mostra o histórico do funcionário na empresa. Assim, sua importância é definida pela missão que desempenha que é descrever a função assumida pelo empregado e seu salário. Nela deve estar contidas informações essenciais como:

  • Nome do funcionário;
  • Função adotada;
  • Quantias que fazem parte do salário;
  • Quantias que não integram o salário;
  • Reduções ocorridas;
  • Valor líquido a ser quitado;
  • Fiscalização de regularidade do funcionário;
  • Modo e período de pagamento.

É bom lembrar que não há um padrão para criação da Folha de Pagamento.

cálculo da empresa

Como fazer?

Para elaborar a Folha de Pagamento, siga essas dicas abaixo!

Use o Excel

Monte uma planilha utilizando o Excel, separando a planilha pelo mês de remuneração. Ou se preferir, utilize outro software.

Informações

Na planilha, coloque as informações dos funcionários incluindo referências como nome completo, endereço, função que exerce, remuneração e horas extras. Além disso, as reduções dos benefícios como vale refeição, vale transportes e outros.

Salário

Faça a divisão da remuneração líquida da remuneração bruta, ou seja, subtraia os descontos do Imposto de Renda e do INSS.

Horas trabalhadas

Avalie as horas trabalhadas, verificando se é preciso acrescentar ou diminuir no valor do salário. Verifique com regularidade o cartão de ponto para ver se existe informações sobre faltas e atrasos.

Folha de Pagamento Online

Para fazer a Folha de Pagamento de forma online é preciso ter todos os dados corretos dos empregados, para que não haja erros nos pagamentos. No entanto, há muitas empresas que ofertam um sistema online da Folha de Pagamento. Além de ficar mais prático a supervisão, os empregados ficam sabendo sobre pagamentos e impostos.

Autônomo

Na hora de criar a falha de pagamento para autônomo, deve ser especificado o nome completo, o ofício prestado, o custo do serviço e o valor do imposto.

A firma que paga o autônomo tem a obrigação de dar um recibo de pagamento do trabalho exercido. Dessa forma, entregando com especificações sobre o salário, os descontos em relação à previdência e seu número de cadastro, juntamente com o CNPJ da firma mais a sua total identificação.

Como calcular a Folha de Pagamento?

Para fazer o cálculo é preciso conferir o salário bruto. Pois, ele será a base para a contabilidade do INSS, salário família e FGTS. Se houver a ocorrência do salário família, o abono é acrescentado no pagamento depois do desconto do INSS. Sem o abono, então pode ocorrer o IRRF.

Se forem fornecidos vales transportes e vales refeições, todos os descontos serão realizados depois de todas essas contas.

Análise se existem horas extras ou faltas, se as faltas não foram justificadas, então será preciso descontar do salário bruto. Verifique se o empregado tem direito a receber adicionais noturnos, insalubridade e periculosidade.

É fundamental que os descontos sejam pormenorizados para o funcionário, para evitar problemas posteriores.

calcular Folha de Pagamento

Quem deve ser responsável?

De acordo com o artigo 225 do decreto 3048/1999, toda empresa tem a obrigação de produzir todos os meses a Folha de Pagamento do salário pago devido ou creditado a todos os empregados a seu ofício. A empresa precisa ficar com uma via da própria folha.

Qual a importância da Folha de Pagamento?

A Folha de Pagamento é muito importante porque tem o objetivo de organizar e anotar valores relacionados aos salários dos funcionários com as merecidas deduções e acrescimento. A Folha de Pagamento é um comprovante de renda e de profissão assalariada.

Desse modo, a folha exerce o papel fiscal e contábil, sem falar na sua relevância operacional, ou seja, para os órgãos competentes a folha serve como um comprovativo de recolhimento de parcelas trabalhistas, sem falar que é um documento indispensável para averiguar possíveis desvios.

Para a firma, a Folha de Pagamento é essencial para levantamento de informações e administração financeira.

Tecnologia que ajuda na gestão

Existem alguns processos na realização da Folha de Pagamento que podem ser feitos com a ajuda da tecnologia. A utilização de software torna mais rápido o processo como por exemplo a supervisão de horas extras e de pagamentos, entre outros.


AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE O FGTS? CLIQUE AQUI!


 

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *