Gerenciador financeiro: O que é? Realmente ajuda com os gastos? Como funciona?

gerenciamento financeiro

É uma dificuldade de boa parte das pessoas o simples fato de economizar dinheiro e gastar menos do que se ganha. Com cartão de crédito, cheque especial e outras formas de empréstimo, as pessoas perdem o controle sobre a própria renda e acabam se endividando. Pensando em resolver esse problema, algumas empresas e bancos criaram o gerenciador financeiro.

Para quem não conhece, o gerenciador financeiro é praticamente uma necessidade de toda e qualquer pessoa no século XXI. Nos tópicos a seguir você vai entender o que é essa ferramenta, como ela funciona, onde encontrá-la e outras informações relevantes sobre o assunto. Confira!

O que é gerenciador financeiro?

 O gerenciador financeiro é um aplicativo que pega tudo que você ganha no mês e calcula o que você gastou durante esse mesmo mês em situações e possibilidades diversas. Por exemplo, ele coloca que no mês de julho a pessoa gastou 30% do salário em contas, 20% em alimentação e 10% em diversão.

Esse planejamento é muito importante para que a pessoa saiba para onde o dinheiro dela está indo e consiga economizar com base nisso. Se você gasta muito com coisas supérfluas, é possível ver esses gastos no gerenciador financeiro e mudar o estilo de vida para o próximo mês. Assim você vai conseguir economizar dinheiro mensalmente para fazer uma viagem ou comprar um carro, por exemplo.

gerenciador BB

Como funciona?

 Existem duas formas de você ter um gerenciador financeiro: a primeira é a partir do aplicativo do seu próprio banco e a outra forma é você baixando um aplicativo no seu celular.

Quem tem aplicativo do banco no celular, é muito mais fácil trabalhar como gerenciador financeiro. Isso se você gastar o seu dinheiro com o cartão de débito, porque se você sacar não tem como o banco saber com o que você gastou aquele valor sacado.

Quando é no débito, o banco sabe onde você gastou, então ele consegue dividir os cálculos da maneira correta. Assim, você vai ter uma precisão maior para saber aonde o seu dinheiro foi durante o mês.

Se você for baixar um gerenciador financeiro próprio, existem vários disponíveis na Google Play e Apple Store. A diferença é que você vai ter que colocar toda vez no aplicativo o que gastou e com o que gastou. É mais trabalhoso, mas também mais específico e verossímil. As análises que você for fazer após o mês vão ficar mais realistas.

 

Gerenciador financeiro BB

O Banco do Brasil disponibiliza o gerenciador financeiro gratuitamente para os clientes de conta-corrente ou poupança por meio do aplicativo da instituição. O cálculo que ele faz é baseado nos gastos do cliente com o cartão de débito.

É muito real, claro que não tem 100% de confiança, já que pode ocorrer algum erro na transmissão da informação do local que você fez a compra ou consumiu o serviço para o banco, porém, na maior parte das vezes, o cálculo do gerenciador é certinho.

Sicoob

 Diferente do Banco do Brasil que tem o gerenciador financeiro dentro do próprio aplicativo comum do banco, o Sicoob lançou um app próprio de controle financeiro. É o chamado Sicoob Minhas Finanças, em que o cliente consegue calcular o quanto gasta por mês, de acordo com o quanto que ele recebe.

No aplicativo do Sicoob também é possível fazer metas, gerar aplicações e investimentos, entre outras funcionalidades interessantes para quem quer economizar dinheiro e fazer renda.

Gerenciador financeiro aplicativo

Gerenciador financeiro Bradesco

 O Bradesco já funciona como o Banco do Brasil. Ele possui dentro do app de internet banking o relatório do gerenciador financeiro com tudo que você ganhou e tudo que você gastou no mês.

Caixa

 A caixa também disponibiliza o gerenciador financeiro por meio do internet banking da empresa pública. Todas essas ferramentas são bem simples de usar, intuitivas e de fácil interpretação também.

Existe gratuito?

 Todos os gerenciadores de bancos são gratuitos para quem tem conta neles. Caso você queira baixar algum fora do banco, para colocar exatamente todos os seus gastos do mês, você encontra uma porção disponível no Google Play e Apple Store. A maioria deles é gratuito, embora os pagos tenham mais funções.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre gerenciador financeiro, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *