Independência financeira: 5 dicas INFALÍVEIS para conquistar a sua!

A independência financeira é uma meta buscada pela maioria das pessoas, pois atrelada a ela está um dos sentimentos mais sublimes do ser humano, o sentimento de liberdade.

Contudo nem tudo são flores, se você não nasceu em berço de ouro e precisa trabalhar duro para alcançar seus objetivos financeiros, para se tornar independente é preciso correr atrás e suar a camisa.

Apesar de ser muito relativa, nesse artigo vamos dar dicas gerais de como atingir essa independência. Vamos conferir?

O que é Independência financeira?

Explicando por meio do sentido literal da palavra independência, que é definida como um estado de liberdade ou autonomia, a independência financeira é pautada nesses termos, porém relacionada ao dinheiro.

Muitas pessoas pensam que a independência financeira é quando um jovem começa a ganhar seu próprio dinheiro sem precisar da ajuda dos pais e também quando, já mais tarde, um casal estabelecido pode viver apenas dos rendimentos (aluguéis, investimentos, poupança etc), e não estão totalmente errados, porém não se trata só disso, o que acontece é que existem estágios diferentes da independência financeira, confira quais são:

  • Liberdade de curto prazo: Acontece quando você possui dinheiro suficiente para viver um tempo sem salário mantendo seu padrão de vida. Prazo de 2 meses até um ano.
  • Independência de contas: Quando você não contrai dívidas e paga suas contas em dia. Com o dinheiro da sua renda você consegue pagar suas contas e manter seu padrão de vida.
  • Liberdade de emprego:  Se sua receita principal falhar você tem uma segunda fonte e poderá viver assim sem grandes dificuldades.
  • Independência total: Acontece quando você vive de rendimentos e aplicações. Ou seja, o retorno deles suprem seus gastos mensais. Você não precisa ter um emprego para se manter, só se você quiser mais dinheiro.

Confira abaixo 5 dicas para alcançar a independência financeira e adote aquelas que melhor se encaixem ao seu perfil.

independência financeira

5 dicas e passos para conseguir

  1. Ganhe dinheiro: Antes de qualquer coisa você precisa ganhar dinheiro de alguma maneira, para poder começar a poupar e traçar metas de se tornar independente, e o caminho mais comum para isso é estudando. Estudo nunca é demais e sempre vai agregar de alguma maneira a sua vida profissional e conseqüentemente nos seus rendimentos.Apesar de o estudo ser o caminho mais comum e seguro, existem pessoas com habilidades diversas, que encontram diversas outras maneiras de ganhar dinheiro. Por isso se apegue as suas habilidades e aptidões para desenvolver aquilo que melhor se encaixe no seu perfil.
  2. Tenha controle das suas finanças: Para alcançar a autonomia financeira é preciso que você tenha os seus gastos e rendimentos bastante controlados. É preciso saber onde está indo o seu dinheiro e quanto você pode poupar conforme os seus rendimentos. Evite coisas supérfluas.
  3. Trace metas profissionais e de acúmulo de dinheiro: É preciso que você trace metas para que possa se organizar e atingir seus objetivos. As metas profissionais servirão para aumentar gradualmente a sua renda e as metas de acúmulo vão servir para que você comece a juntar dinheiro, e é esse dinheiro que trará sua independência no futuro.
  4. Não faça dívidas! Uma vez uma pessoa me disse que a dívida é a pior forma de pobreza. É se formos pensar, é mesmo. Não comprometa seu dinheiro com nada, a não ser as despesas fixas. Se precisar comprar algo, compre quando puder pagar à  vista, sairá mais barato e você terá uma visão real dos seus gastos e necessidades.
  5. Invista o dinheiro acumulado! O ponto mais importante na hora de atingir a independência financeira, quando já se tem dinheiro acumulado, é sabendo fazer bons investimentos. Procure ler sobre o assunto e estar por dentro das oportunidades que farão o seu dinheiro render pelo simples fato de estar lá.

Evite deixar o seu dinheiro na poupança, essa forma de investimento rende muito pouco e dificilmente os juros serão suficientes para custear a sua vida no futuro.

Procure por investimentos no tesouro direto, bolsa e até mesmo na compra de bens imóveis que possuem previsão de valorização.

Com essas dicas básicas já dá pra ter uma ideia de por onde começar, que tal começar a traçar metas a fim de conseguir ter uma vida financeira tranquila e sem muito trabalho?

O caminho é árduo, mas se essa meta condiz com o que você acredita, vale a muito a pena.

E lembre-se, o importante é estar feliz com aquilo que te satisfaz e significa sua vida. Não use como parâmetro de sucesso a vida de outras pessoas, procure dentro de você o que significa ser independente financeiramente e corra atrás dos seus sonhos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *