INPI: O que é? Para que serve? Como consultar? E fazer login?

INPI

Existem diversos órgãos existentes no Brasil que auxiliam e legalizam o trabalho de empresas e o surgimento de novos empreendimentos. Um dos mais importantes nesse setor é o INPI e, apesar disso, muitas pessoas sequer já ouviram falar dele.

Nos próximos tópicos você vai entender o que é o INPI, para que ele serve, como ele atua, que benefícios pode trazer para a sua empresa e marca, entre outras informações relevantes sobre esse órgão. Confira!

O que é INPI?

 O INPI é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Esse órgão é uma autarquia brasileira que regula toda a propriedade industrial do Brasil, ou seja, que cria e regulamenta as marcas, os nomes, as funções sociais, econômicas, técnicas e também jurídicas de todos os empreendimentos que existem no país.

Ele é muito importante, porque sem ele não há respeito às marcas, às patentes, aos títulos, às tecnologias, às definições geográficas, os registros. Enfim, é um órgão que faz com que os empresários e industriais tenham direito aos produtos e aos serviços que eles são donos.

Como funciona?

 Se você vai criar uma empresa, uma marca, um produto, um tipo específico de serviço, um desenho industrial, etc é preciso patentear.  Dessa forma, qualquer coisa que precise ser registrado e patenteado para que prove que seja seu, você vai ter que procurar o INPI.

Existe a sede nacional no Rio de Janeiro e outras espalhadas pelas principais cidades brasileiras. Os servidores da autarquia vão pedir alguns documentos que provem que você é, realmente, dono daquela marca para poder fazer o seu registro, ou patentear o seu produto.

É preciso deixar claro que o INPI serve para propriedades industriais e não intelectuais, ou seja, na questão de música, textos, poesias, artes em geral, é outro órgão que faz o registro e a patente.

patente

Para que serve o INPI?

 O INPI é muito importante, porque a marca é o real significado da existência de determinada empresa ou produto. Imagine a Coca-Cola sem a sua marca, ou a Adidas, a Rexona. Muito da força econômica dessas empresas se dá atualmente pela credibilidade que essas marcas tiveram.

Por isso, é importante, ele serve para que você construa uma imagem, uma marca, um símbolo e mostre que isso é seu, pertence a sua empresa. Com isso, gera autoridade, credibilidade e faz com que uma empresa se torne referência em determinado mercado.

Além disso, o fato de registrar e patentear a sua marca no INPI impede que pessoas roubem o nome da sua empresa, a logo, as cores, o estilo para poder ganhar dinheiro em cima de uma ideia que é sua e dos seus sócios.

Patentes

 O INPI registra alguns tipos de patentes que tem função industrial, ou seja, não sejam intelectuais ou artísticas. O tipo mais comum de patente industrial é a farmacêutica, que é a receita de remédios, suplementos alimentares e outros produtos do estilo.

Também existem as patentes para programas de computador, para obras artísticas, para métodos de cirurgias, para descoberta de genomas, métodos matemáticos, novas teorias, metodologias econômicas e comerciais, entre outras diversas formas.

registro-INPI

Consulta de INPI

 Para fazer a consulta no site, basta você escolher o que deseja consultar: patente, marca, desenho industrial, indicação geográfica, programa de computador, etc.

Aí, após clicar no menu escolhido é preciso preencher a aba de pesquisa com número de processo, da guia de recolhimento e também com o protocolo.

Como fazer login?

 Para ter um login e uma senha no site do INPI, você precisa ter algum tipo de cadastro ou registro na autarquia por meio de algum pedido que tenha feito para marca ou patente.

Após esse pedido, o INPI fornece os dados para você entrar no site, vê como está o andamento do seu pedido de registro e outras informações relevantes sobre a sua nova marca.

Alterar cadastro de INPI

 Para alterar o cadastro no site, basta entrar com os seus dados e fazer as alterações na parte em que está logado. Caso queira alterar o seu registro, patente, ou marca, é preciso ir até a sede do INPI mais próxima de você e fazer o pedido de alteração junto com os documentos que possibilitam essa mudança.

Se tiver ainda alguma dúvidas sobre como funciona o INPI, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *