SPC e serasa: Como funciona? Como consultar? Existe um aplicativo para consulta? Tire suas dúvidas!

Você sabe se o seu nome está limpo na praça? Hoje no Brasil, existem milhões de pessoas que estão inadimplentes com suas dívidas. Muitas delas as vezes nem sabem que estão devendo e outras tantos não têm ideia de quanto. Mas como saber disso? Um consulta simples e rápida nos portais do SPC ou Serasa podem te ajudar nessa!

Ambos são órgãos de proteção ao crédito, que possuem uma base de dados de quem deve e para quem. São alimentados pelas empresas, bancos e demais instituições usando o seu número do CPF. Muitas pessoas até confundem e acham que os dois são uma única sigla “SPC Serasa”, mas apesar de oferecem serviços semelhantes, são diferentes.

SPC e Serasa

Serasa e SPC logo

É comum encontrar o nome SPC e Serasa juntos. No entanto, essas instituições são distintas e independentes uma da outra. E é bom mencionar, que embora muitas pessoas pensem isso, tanto o SPC, quanto Serasa, não são órgãos do governo.

O SPC, por sua vez, significa, serviço de proteção ao crédito, e atualmente encontra-se subdividido em SPC e SCPC. A Serasa tinha como prioridade inicialmente facilitar a troca de informação, entre instituições bancárias, via padronização de formulários e relatórios e uma ficha cadastral única.

Assim, Serasa é uma empresa de análise e informações para decisão de crédito e apoio a negócios.


Dica: Leia também a diferença entre empréstimo e financiamento!


Como funciona?

O funcionamento do SPC  e Serasa é bem intuitivo e simples. Ao entrar no site desses órgãos, com um cadastro simples e o número de CPF em mãos você consegue consultar sua situação. Lá você confirma se há ou não pendência em seu nome, o valor, para qual empresa e até pode fazer o acordo diretamente pelo portal.

A consulta do próprio CPF é feita de forma totalmente gratuita em ambas plataformas. Além disso, é possível verificar o seu score. Nome dado à uma pontuação de 0 a 1000 que vai dizer se você é uma boa pagante. Ou seja, quanto maior e mais perto do 1000, mais confiável para empréstimos e créditos você é.

Cadastro de devedores

O cadastro no SPC  e Serasa é muito simples. Nele você precisará preencher algumas informações pessoais como: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, e-mail, telefone e criar uma senha para o login.

Desta forma você terá um perfil seu, e lá, sempre poderá entrar para verificar suas pendências e score.

Como consultar?

Para consultar CPF no Serasa ou no SPC, funciona da mesma forma que o cadastro basicamente. Isso porque para que você consiga ver, é preciso ter um cadastro. Então é só acessar o site oficial de cada órgão e se cadastrar.

Outra forma de consultar é comparecendo pessoalmente em uma central de atendimento do SPC ou Serasa. Caso seja mais fácil para você, até para ter ajuda na negociação de dívidas, é só ir munido de documento de identidade com foto e CPF. A consulta presencial também é gratuita.

Serasa e SPC como consultar?

Existe um aplicativo para realizar a consulta?

Além da versão web e na consulta em centrais de atendimento físicas, há outra forma de realizar a consulta. Os famosos aplicativos estão com tudo e praticamente toda empresa tem uma versão para facilitar a vida dos usuários. Isso porque o app tem a interface e os comandos todos projetados para o celular, facilitando o acesso.

O SPC não possui sua versão em aplicativo. Já o Serasa tem, é só procurar na lojinha do seu smartphone pelo nome “Serasa Consumidor”. Tem versão disponível tanto para Android quanto para IOS.

Como na versão para desktop, será preciso um cadastro com suas informações pessoais para realizar a consulta. É só se cadastrar que você terá acesso à situação do seu nome e quais pendências estão em aberto para quitação.


Você sabe como consultar o CNPJ? Clique aqui e leia um artigo completo sobre!


Dívida depois de 5 anos

Muita gente não sabe, mas após 5 anos de uma dívida, a empresa perde o direito de cobrar por elas do devedor na justiça. Isso também vale para o cadastro nos órgãos de restrição ao crédito, como o SPC e Serasa.

Então se você tem mais de 5 anos devendo, não poderá constar como dívida nos sites quando as instituições forem consultar seu CPF.

A conta dos 5 anos começa a valer a partir da data em que a dívida venceu, ou seja, que a pessoa deveria ter pago. A data do cadastro não interessa. Outro ponto é que mesmo que atualizados juros, multas e demais encargos, a data não é atualizada. Alteração do valor não renova a data de vencimento da mesma, ok?

Após esses anos a dívida não pode ser cobrada na justiça nem estar nesses órgãos de proteção ao crédito. Mas mesmo assim a empresa pode cobrar via carta e telefone.

Qual o telefone do SPC e Serasa?

Se você deseja falar no SPC, deve procurar pelo número de telefone da sua cidade ou região. Uma rápida busca pela internet pode te auxiliar. Já no Serasa, eles possuem um 0800 de atendimento. É só discar: 0800 773 7728.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.