Retificação do Imposto de renda: Como fazer? Aprenda aqui!

fazendo a retificação do imposto de renda

O imposto de renda é muito importante para que você possa comprovar seus ganhos e seus gastos ao governo e deve ser feito anualmente para que não haja problemas futuros. No entanto, existe um prazo para que seja feita a declaração do imposto de renda, assim as pessoas anualmente devem ficar de olho nesse prazo para não perdê-lo. Contudo, o que acaba acontecendo é que muitas pessoas deixam para fazer a declaração de renda na última hora, deixando-a mais propensa a erros que podem trazer consequências graves futuramente. Mas o que fazer quando ocorre um erro na declaração do imposto de renda? Se você deseja saber a resposta dessa e de várias outras perguntas, continue lendo esse artigo e veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre retificação do imposto de renda.

Para que serve Retificação do Imposto de renda?

Você alguma vez já deve ter se perguntado o que fazer quando se erra algum dado na declaração do imposto de renda não é mesmo? Até por que isso é uma coisa muito séria e que pode levar a consequências graves caso caia na malha fina.

A retificação do imposto de renda serve exatamente para isso, para que você possa corrigir dados que foram inseridos errado. No entanto é válido ressaltar que o prazo para retificação do imposto de renda é de até 5 dia após a entrega deste, mas deve ser feito o mais rápido possível para evitar possíveis dores de cabeça.

fazendo a retificação do imposto de renda

Quando é utilizada?

A retificação do imposto de renda só deve ser utilizada caso, após entregar a sua declaração do imposto de renda, você conste que houve algum erro nela, sendo que isso acontece na maioria das vezes quando as pessoas deixam para fazer a declaração na última hora.

E é por isso que o mais indicado é que você faça sua declaração de renda com antecedência, pois isso ajuda a evitar que ela caia na malha fina.

Como fazer?

Se você deseja saber como fazer a retificação da sua declaração, veja a seguir o passo a passo:

  1. Baixe o programa do IRPF do ano em que você deseja retificar a declaração de renda;
  2. No menu declaração, abra a declaração que já foi enviada.
  3. Em seguida irá aparecer à pergunta “essa declaração é retificadora?” clique no campo “sim”.
  4. Informe o número do recibo da declaração anterior;
  5. Então você poderá corrigir as informações que são necessárias em sua declaração.
  6. Em seguida grave a declaração e a transmita utilizando o Receitanet (http://bit.ly/receita-net).

Feito esses passos sua declaração estará retificada e sem erros.

Retificação do Imposto de renda Online

É possível também fazer a retificação online da sua declaração de imposto de renda, assim você consegue realizar o procedimento completo em apenas alguns minutos.

Veja a seguir como acessar a retificadora online para realizar a retificação do imposto de renda:

  1. Você deverá acessar ao portal do e-CAC com certificado digital.
  2. Em seguida clique na opção “extrato da DIRPF”, e em seguida clique na coluna “serviços”.
  3. Agora clique na opção “retificar” e você poderá corrigir os dados necessários.

No entanto é valido lembrar que a retificação online é restrita, sendo assim ela não pode ser usada para a correção dos seguintes dados:

  • Atividade rural;
  • Ganhos de capital em moeda estrangeira;
  • Renda variável;
  • Ganhos de capital.

Nesses casos você deverá realizar a retificação do imposto de renda através da maneira tradicional explicada acima.

retificação do imposto de renda IRPF

Retificação do imposto de renda 2018

Para realizar o procedimento de retificação do imposto de renda 2018 você deverá realizar um dos dois passo a passo a seguir após a realização da sua declaração do imposto de renda. Então fique ligado na data que está prevista para a realização do IRPF e tente fazer com a maior antecedência possível.

E em casos de erro você terá até 5 dias para realizar a sua retificação do imposto de renda para não correr riscos de cair na malha fina. Como dito anteriormente, quanto mais rápido for realizado a retificação menos os riscos te ter problemas futuros.

Não deixe para a última hora!

Ficou alguma dúvida sobre a retificação do imposto de renda, deixe-a nos comentários que nós responderemos assim que for possível.

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *