Bovespa: O que é? Como funciona? Vale a pena investir? Tire suas dúvidas! 💲

índice bovespa

Toda vez que você assiste a um telejornal, na hora da parte de economia, o apresentador sempre fala  da tal Bovespa, do índice Bovespa, de quanto subiu, desceu, e quase ninguém sabe, de fato, o que significa tudo isso.

Para você que tem dúvidas sobre esse tipo de investimento que envolve praticamente toda a economia mundial, este texto vai responder a todas as suas perguntas. Veja, nos próximos tópicos, o que é a Bovespa.

O que é Bovespa?

 Na verdade, a Bovespa não existe mais, ela fez uma fusão com uma outra empresa do setor chamada de BM&F e atualmente tem o nome de B3. Mas continua a mesma coisa, só muda o nome.

A Bovespa é uma empresa de bolsa de valores, em que empresas e pessoas fazem negócios com base em ações, fundos de investimento e outras formas de aplicação de dinheiro.

A mais famosa forma de aplicação, que é a que sempre aparece no jornal, é o índice Ibovespa. Esse índica calcula o quanto as ações de cerca de 60 empresas subiram ou desceram durante o dia.

É uma forma mais segura e simples de novos investidores colocarem o seu dinheiro em ações. Porque a chance do Ibovespa cair é muito menor, já que são 60 ações diferentes que resultam no cálculo final do índice.

Então, se a empresa X cair e as outas 59 subirem, provavelmente, você vai ganhar dinheiro em vez de perder. Já se você investir apenas na empresa X, você vai perder dinheiro nesse dia.

Ações

 Muito se fala de ações, mas poucas pessoas sabem o que é isso de fato. As ações são uma parte de determinada empresa que os donos dessa empresa colocaram para venda. Qualquer pessoa pode comprar essas partes da empresa.

As ações são divididas em duas formas: em uma, a pessoa que compra a ação tem direito a voto no conselho da empresa, na outra ela apenas lucra ou perde dinheiro, de acordo com o crescimento ou decrescimento da empresa.

Normalmente, as pessoas que investem pouco dinheiro em ações, preferem investir no tipo que gera mais lucro e que interfere menos nas decisões da empresa. Até porque, você vai comprar 0,001% das ações de determinado negócio, ou seja, o seu voto em um conselho é praticamente inexistente.

Existem várias formas de se investir em ações na Bovespa, a mais segura para quem não conhece do mercado é colocar o dinheiro no índice Ibovespa. Enquanto isso, estudar para entender melhor sobre esse importante mercado especulativo.

Depois que você entender como funciona, aprender a mexer no Home Broker, tornar-se um trader de verdade, aí sim, você vai conseguir fazer melhores investimentos, ter mais lucros, enfim, crescer nesse mercado global.

bolsa de valores

Como funciona Bovespa?

 Para investir na Bovespa por conta própria, você precisa saber o mínimo de trabalhar com o Home Broker. Ele é um software que é disponível online ou para baixar que você troca o seu dinheiro por ações, vê gráficos de crescimento e quedas do valor de empresas, enfim, toda uma parte de análise para investir bem o seu dinheiro.

Esse Home Broker está disponível para ser usado em qualquer corretora financeira e muitas delas têm simuladores para você aprender a mexer nesse programa.

Depois desse aprendizado, basta você escolher o melhor índice ou empresa e comprar as ações, aí a escolha é sua de como vai trabalhar. Os traders compram e vendem ações todos os dias, ou uma ou duas vezes por semana, ou quando observam um bom negócio.

Existe também um outro tipo de investidor, que compra as ações de uma determinada empresa e deixa essas ações lá por anos e mais anos, como uma forma de investimento a longo prazo mesmo.

Como investir?

 Como você viu no tópico anterior, para investir na Bovespa, você precisa ter uma conta em uma corretora financeira, transferir um dinheiro para lá, aprender a trabalhar com o Home Broker e começar a fazer os seus investimentos.

O ideal é que você comece a trabalhar com bolsa de valores após conhecer outras formas de investimento mais simples. Não vá direto para a bolsa, porque você pode perder seu dinheiro todo. Invista primeiro em renda fixa, depois em Debêntures, fundos de investimento, e quando tiver um bom conhecimento sobre mercado financeiro, parta para as ações.

Bolsa Bovespa

Bovespa vale a pena?

 Para quem sabe trabalhar com isso, vale muito a pena. O problema é que muita gente entra nessa de investir em ações sem ter o mínimo de conhecimento e perde todo o dinheiro. Por isso, é preciso muito cuidado antes de colocar o seu suado dinheiro em um mercado tão complexo quanto esse.


QUER SABER MAIS SOBRE DEBÊNTURES? CLIQUE AQUI!


Como acompanhar as ações?

 O próprio Home Broker da sua corretora financeira vai te informar o andamento das ações de índices e também de empresas que você deseja observar. É a forma mais objetiva de análise, porém não é tão simples entender os gráficos. Por isso, o estudo deve ocorrer antes de você começar a investir em ações.

Aprenda primeiro sobre tudo, a analisar um gráfico, a mexer no software, a entender de riscos, de hora de sair do mercado, hora de entrar. Enfim, entenda, estude, leia, veja vídeos, antes de começar a comercializar ações.

 

Se tiver gostado deste texto sobre a Bovespa e o mercado de ações, compartilhe-o nas suas redes sociais ou deixe o seu comentário!

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *