Como investir no tesouro direto: Veja aqui um passo a passo!

Como investir no tesouro direto

Os investimentos vêm sendo cada vez mais almejados pelos brasileiros, pois além de ser uma forma de guardar o dinheiro, e possível obter bastante lucro com eles quando são feitos da maneira adequada. O tesouro direto tem sido uma das maneiras mais procuradas para fazer investimento nos últimos tempos. E se você também está pensando em começar a investir dinheiro no tesouro direto, esse artigo é para você, pois nele eu irei te ensinar o passo a passo de como investir no tesouro direto, continue lendo esse artigo e veja a seguir.

Passo a passo de como investir no tesouro direto

Se você é iniciante e ainda não sabe como investir no tesouro direto, não se preocupe, pois abaixo eu separei um passo a passo completo para que você possa realizar os seus investimentos no tesouro direto com total segurança. Confira!

Escolha uma instituição financeira

O primeiro passo para quem deseja começar a investir no tesouro direto é escolher uma instituição financeira para intermediar seu pagamento. Você poderá escolher um banco ou uma corretora conforme sua preferência.

Eu indico as corretoras, pois elas são mais fáceis para os iniciantes e possui uma maior diversidade para investimentos. Mas vale lembrar que ambos irão cobrar algumas taxas de administração.

Como investir no tesouro direto

Abra sua conta

Depois de escolhida a sua instituição financeira você deverá abrir uma conta nela, pois é através dessa conta que você irá realizar o pagamento do seu investimento. Você deverá levar seus documentos pessoais e solicitar que seja feita uma conta para que você possa operar com o tesouro direto.

Feito isso você irá receber uma senha para que seja possível acessar a uma área restrita do tesouro direto, onde você poderá comprar e vender seus títulos e ainda consultar seu saldo ou analisar seu extrato.

Transfira o seu dinheiro

Com a sua conta aberta você deverá transferir o dinheiro que tem disponível para ela para que assim você possa realizar o pagamento do seu título. Você deve fazer uma transferência via TED ou via DOC de uma conta que você seja  o titular, pois é assim que a corretora administra de quem é o dinheiro que chegou na conta.

Troque sua senha

Uma dica importante é que logo no primeiro cadastro você altere a sua senha, assim você fica mais protegido e evita fraudes.

Procure o seu título

Agora é com você, feito isso você deverá analisar as propostas e ver qual o título se encaixa no que você deseja, depois é só realizar a sua compra.

Com apenas esses passos você consegue fazer o seu investimento no tesouro direto sem complicações.

Como investir no tesouro direto

Vale a pena investir no tesouro direto?

Além de ter dúvida de Como investir no tesouro direto Muitas pessoas ficam em dúvidas se vale a pena ou não investir no tesouro direto, e não existe uma resposta geral para isso, pois tudo irá depender dos seus objetivos gerais, ou seja, do que você espera de um desses investimentos.

Se você deseja um investimento que irá te dar um retorno a curto prazo, não é muito indicado o tesouro direto, pois existem outros investimentos que irão te dar lucro a curto prazo.

Agora se você deseja fazer um investimento a longo prazo, o tesouro direto é uma opção excelente para você, pois ele dá um bom retorno nesse tipo de investimento.

Mas é valido ressaltar que você deve analisar a taxa de retorno de cada investimento a fim de achar o mais vantajoso para você!

Como funciona esse tipo de investimento?

O Tesouro Direto funciona de maneira muito simples, pois ele é uma forma de empréstimo ao governo, sendo que ao realizar esse empréstimo você recebe os títulos públicos, que são uma garantia que o governo irá te dar de que você receberá esse dinheiro investido com uma taxa de retorno.

Esses investimentos possuem um prazo, sendo que os prazos maiores são os que costumam dar maior taxa de retorno ao investidor, porém este também poderá fazer o resgate desse dinheiro (venda do título) a qualquer momento, perdendo boa parte do seu retorno.

Os investimentos no tesouro direto que são mais vantajosos são aqueles em que o lucro é calculado em cima da taxa de juros real, na qual não entra a inflação.

Ficou alguma dúvida sobre como investir no tesouro direto? Deixe-a nos comentários que nós responderemos assim que for possível.

Compart. 0

1 Comment

  1. Boa noite; entendi um pouco.
    Mas não sei que corretora procurar.
    Tenho pouco capital para investir, mais já venho fazendo depósito na poupança.
    E realmente eu quero que o pouco que eu deposito Renda um pouco mais.
    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *