Criptomoedas: O que são? Como funciona? É melhor que dinheiro? Vale a pena?

criptomoedas

O mercado financeiro sempre atualiza com o intuito de trazer mais pessoas e se tornar algo que funcione para a grande maioria. Você provavelmente já ouviu falar em ações, índices, cotação do dólar, mas o que estourou nos últimos anos foram as chamadas Criptomoedas.

Apesar de estarem ainda muito em voga, algumas pessoas ainda não sabem o que são as Criptomoedas, como elas funcionam, se vale a pena investir nisso e outras questões sobre esse importante assunto do mercado financeiro. Nos tópicos a seguir você vai ver todas as perguntas. Veja!

O que são Criptomoedas?

Criptomoedas consistem em moedas digitais, feitas por meio de simuladores, jogos mesmo de computador, em que através de cálculos e descobertas de algoritmos.

A maioria funciona sim, como a famosa Bitcoin, Litecoin, Ripple, Ethereum, mas existem algumas Criptomoedas que não são mineradas, que usam outra forma para existirem. No mais, essas moedas passaram a ser comercializadas no mundo virtual e por conta do índice de compra e venda se supervalorizaram em pouco tempo.

A questão é que diferente das outras formas de investimento, as Criptomoedas são, em sua maioria, totalmente livres. Assim, sem regulação de nenhum mercado ou Estado e isso é um grave problema, porque elas ficam extremamente voláteis e perigosas para os investidores.

moedas

Como funciona?

 Se você não for uma pessoa muito entendida de computação, programação, cálculos complexos e tudo mais, não se preocupe, você não precisa minerar moeda alguma para ter a sua.

Basta fazer uma conta em uma corretora e comprar pedaços de Criptomoedas com seu próprio dinheiro. Normalmente, você converte o real para dólar e depois compra a moeda digital com essa quantidade de dólares que colocou para investir.

A partir daí você deixar a sua Criptomoeda valorizando, ou fazer o chamado day trade, que é quando você compra e vende suas ações ou Criptomoedas no mesmo dia para ter um lucro diário.

Criptomoedas melhor que dinheiro?

 É muito difícil falar que Criptomoedas são melhores que dinheiro ou outras formas de investimento. Na verdade, elas são bem mais perigosas do que investir em ação, índice ou dólar. Isso porque não há regulação alguma sobre essas moedas digitais. Desa forma, elas podem cair de valor exponencialmente e você perder todo o seu dinheiro investido em horas ou até minutos.

Como não tem um governo ou empresa para barrar a queda, ela ocorre de forma completamente livre, sem ninguém para segurar. Assim, as chances de perder dinheiro são bem altas com quem investe em Criptomoedas.

Até os investidores mais experientes e que gostam de correr riscos têm pé atrás com o investimento nesse mercado. Uma hora elas podem valer 1000% a mais do que o seu dinheiro real, em outra ela pode ser 1000% pior.

Brasileiras

 Existem algumas criptomoedas brasileiras, porém elas ainda não são tão fortes assim no mercado. As mais conhecidas são a Lunes e a Nióbio Cash.

A Lunes já tem uma força econômica de alguns milhões de reais, bem abaixo das gigantes Bitcoin e outras. Já a Nióbio usa com lastro o metal com o mesmo nome, o que dá mais garantia ao investidor do que simplesmente apostar em uma moeda minerada em um jogo de computador.

cotação das criptomoedas

Quais são os valores das Criptomoedas?

 Os valores dependem muito de uma para a outra, e por isso, as mais conhecidas têm preços absurdos.  Mas não se assuste, você consegue comprar cada pedaço dessas moedas por valores bem menores.

A Bitcoin, que é a mais conhecida, hoje vale mais do que 23 mil reais cada moeda dela. É um valor muito alto, realmente, porém ela já foi bem mais cara do que isso. Atualmente, passa por momentos de queda exponenciais.

Ainda vale a pena?

 Na verdade, o ideal que você invista primeiro o seu dinheiro em fundos mais seguros, como os de renda fixa. Enquanto isso, aprenda sobre o mercado de ações, de índice e de dólar. Após aprender sobre as bolsas de valores, invista uma parte do seu dinheiro que você pode perder nesse mercado para aprender sobre renda variável na prática.

Com todo esse aprendizado, entendendo como funciona cada um dos principais mercados, aí sim, você pode pensar em colocar parte do seu dinheiro em criptomoedas. Só fique atento porque você perder tudo de um dia para o outro.

É muito difícil falar se vale ou não a pena, cada dia é diferente. Subidas e descidas ocorrem diariamente e pode ser que você ganhe muito dinheiro ou perca tudo, é extremamente arriscado investir em Criptomoedas.

Como comprar Criptomoedas?

 Para comprar as criptomoedas, você precisa fazer uma conta em uma corretora que tem direito de comercializar essas moedas digitais e, depois disso, transferir o dinheiro para essa sua conta e começar a comprar as moedas digitais. É bem simples mesmo.

Se tiver gostado deste texto sobre criptomoedas, compartilhe-o nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *