Debêntures: O que é? Quais são as vantagens? E as desvantagens? 📈

investir com Debêntures

Existem diversos jeitos de você investir o seu dinheiro com segurança. As formas mais seguras são os fundos de renda fixa e o Tesouro Direto, as menos seguras são as ações e os fundos investimento. No meio disso tudo estão os debêntures, super rentáveis e bem mais seguros do que investir na Ibovespa.

Nos tópicos a seguir você vai entender como funciona as debêntures como forma de investimento. Saber dos riscos, se vale a pena colocar o seu dinheiro, as vantagens, desvantagens e outras informações relevantes. Veja!

[TOC]

O que é Debêntures?

As Debêntures são uma forma de investimento, em que você empresta dinheiro para uma empresa que deseja crescer no mercado ou, até mesmo, para a criação de determinada organização.

Você empresta o seu dinheiro por um tempo e depois desse tempo a empresa te devolve com juros o que você emprestou. É como se você fosse um banco mesmo, a diferença é que o seu juros é bem menor do que de uma instituição financeira, com isso as empresas preferem pegar dinheiro com você do que com um banco.

As Debêntures têm características de investimento de renda fixa, até porque a única diferença entre ela e o Tesouro Direto é o fato de que nela você empresta dinheiro para empresa e no Tesouro você empresta para o Estado.

Apesar disso, existe sim um risco maior de se investir em Debêntures do que nos fundos tradicionais de renda fixa. Por isso, em uma avaliação, essa forma de investimento fica entre a renda fixa e a renda variável.

investir em empresas

Qual sua função?

 A função basicamente é você emprestar seu dinheiro para determinada empresa por um período de tempo. Após esse tempo, ela vai te devolver tudo com o pagamento de juros, o que vai fazer o seu patrimônio crescer ainda mais.

É bom para a empresa que consegue fazer investimento com juros bem menores do que de bancos e bom para você que passa a ganhar um dinheiro a mais do que aquele que foi emprestado.

 

Vantagens e desvantagens do Debêntures

 A principal vantagem é que elas rendem muito mais do que os famosos fundos de renda fixa, que são o CDB, LCI E LCA e também o Tesouro Direto. Além disso, se você investir em algumas Debêntures específicas, você vai estar livre de pagar imposto de renda pelo dinheiro rendido.

Além disso, é uma ótima forma de você diversificar a sua carteira de investimento em uma aplicação que não é tão insegura assim. Apesar de não fazer parte do Fundo Garantidor de Crédito, algumas empresas oferecem outras formas de garantia para que a pessoa não perca o dinheiro investido, mesmo que a empresa quebra ou decrete falência.

Porém, nem todas oferecem essas garantias e é nesse ponto que começam as desvantagens. Se a empresa falir e der um calote, você pode perder todo o seu dinheiro, ainda mais se ela não oferecer nenhuma garantia.

Algumas Debêntures têm renda variável, ou seja, o quanto você vai receber de juros vai depender da variação do mercado, dos índices de bolsa de valores, do aumento e diminuição do dólar, da inflação, taxa Selic, etc.

Além desse risco de garantia e de mercado, outras desvantagem é que você precisa deixar o seu dinheiro preso por muito tempo em uma Debênture. Normalmente, os empréstimos duram mais de um ano e não se pode pegar de volta o valor antes disso.

Porém, isso ocorre com a maior parte dos investimentos, LCI e LCA também obrigam o investidor a deixar o dinheiro sem sacar até o fim do prazo. Então, não é algo tão desvantajoso assim.

investir Debêntures

Quais são os tipos?

 Existem três formas de rendimento de Debêntures para você que deseja investir nessa aplicação: A primeira e mais conhecida é a pós-fixada, nela, você já sabe antes de investir o quanto exatamente o seu dinheiro vai render. Além disso, funciona como as de renda fixa normais, que usam taxa Selic ou CDI para cobrar os juros. Por isso, é uma forma mais segura de se investir e que você vai ter certeza de quanto vai ganhar quando pegar o seu dinheiro de volta.

A segunda forma de se investir são nas Debêntures Prefixadas. Nelas, a empresa coloca um valor fixo de rendimento, por exemplo, 10% ao ano, e aí você vai ter o cálculo exato de quanto vai ganhar nessa aplicação assim que colocar o seu dinheiro.

Por fim, a última forma é investir nas Debêntures Híbridas. Elas usam elementos pré e pós-fixado, como, por exemplo, o índice de inflação (IPCA) mais 5% de juros.

Como investir em Debêntures?

Para investir em Debêntures, basta você criar uma conta em uma corretora financeira, colocar seu dinheiro lá, pesquisar entre as disponíveis e fazer a aplicação. Bem simples, rápido, tudo pela internet.

Tem riscos?

 As Debêntures são aplicações de médio risco, porque a empresa pode falir e te dar um calote. Porém, isso é muito difícil de acontecer e a maior parte das empresas possuem formas de garantia para evitar que isso ocorre.

 

Se tiver gostado deste texto sobre debêntures, compartilhe-o nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.