Fundos de Investimento: O que são? Como funcionam? Banco do Brasil?

Fundo de Investimento

Muitas pessoas gostam de investir o seu dinheiro a fim de ganhar um rendimento mensal ao invés de apenas deixar o seu dinheiro parado em uma poupança ganhando pouco. Se você também gosta de fazer investimentos ou não sabe como fazê-los e deseja entender melhor, esse artigo é para você! Hoje nós iremos falar nesse artigo um pouco mais sobre os fundos de investimento e como eles funcionam, continue lendo e veja a seguir tudo que você precisa saber sobre eles!

O que são Fundos de Investimento?

Os fundos de investimentos são muito comuns no Brasil, visto que é extremamente fácil que você consiga começar a investir, o que faz com que mais pessoas se interessem por esse negócio.

Os fundos de investimentos reúnem o dinheiro de vários cotistas e possui o intuito de um gestor cuidar daquele dinheiro fazendo-o render juros para que o cotista possa ganhar com essa aplicação. Com os fundos de investimento o cotista irá ganhar conforme o risco de carteira daquela transação, tudo isso sendo gerenciado pelo gestor.

Muitas pessoas gostam de usar como exemplo para entendimento do que é um fundo de investimento os condomínios, assim, cada condômino é um cotista que paga alguém (sindico ou gestor)  para cuidar das tarefas do condomínio dividindo cada função. Os condôminos (cotistas) possuem as mesmas regras e o lucro será equivalente a quantidade aplicada.

Fundos de Investimento como funciona?

Como funcionam?

Os fundos de investimentos funcionam de maneira bem simples, sendo que você aplica o seu dinheiro em um negócio lucrativo e ao invés de você ficar controlando o negócio terá um gestor que irá administrar para você e para os demais cotistas aquele fundo.

O cotista não terá trabalho nenhum para receber o seu dinheiro. No entanto ele está diretamente ligados as oscilações do mercado financeiro, e sendo assim caso haja grandes lucros com o investimento o cotista irá ganhar muito com sua aplicação, no entanto, as perdas também são repassadas a estes.

Vantagens e desvantagens?

Utilizar os fundos de investimentos podem trazer muitas vantagens e muitas desvantagens aos cotistas, por isso você deve analisar bem se deseja ou não fazer esse tipo de investimento. Veja a seguir quais são as vantagens e desvantagens da aplicação em fundos de investimentos:

Vantagens:

  • Necessita de poucos recursos: Mesmo quem não possui muito dinheiro consegue aplicar nos fundos de investimentos e ganharem um bom retorno, então, se você também está nessa situação, optar pelos fundos pode ser uma excelente opção.
  • Você tem um gestor:  Muitas pessoas que desejam fazer investimento possuem pouco conhecimento por esse marcado, assim, ao aplicar nos fundos de investimentos você não precisa se preocupar com isso, pois você terá um gestor experiente tomando conta de tudo para você.
  • É fácil de acompanhar:  Os gestores irão fazer todo o acompanhamento do seu investimento, no entanto é aconselhável que você mesmo faça um acompanhamento de sua carteira para que você posa entender o que tá realmente acontecendo, e com os fundos é bem simples de se fazer, até para leigos.
  • Menos gastos com gestor: Quando você faz algum outro tipo de investimento acaba precisando pagar sozinho pelo custo do gestor, entretanto, nos fundos de investimentos as despesas do gestor são diluídas entre todos os cotistas.

Fundos de Investimento

Desvantagens:

  • Falta de garantia:  Você irá sofrer com as oscilações do mercado, assim não possui garantia em seu investimento.
  • Tributações: Nos fundos de investimentos são cobradas tributações semestralmente que podem chegar a altas taxas.

Fundo de investimentos Banco do Brasil

Os fundos de investimentos do Banco do Brasil podem trazer bons retornos ao investidor. Veja a seguir algumas das taxas conforme o tipo de investimento.

  • Fundos de investimento de curto prazo: Esses investimentos podem trazer um retorno de 0,016% ao dia, 0,208% ao mês, 7,980% ao ano ou até 28,423% por um período de 36 meses.
  • Renda fixaOs retornos são de 0,023% ao dia, 0,391% ao mês, 10,026% ao ano, ou de 36,036% por um período de 36 meses.

Fundos de Investimento Banco do Brasil

Vale a pena?

Sim, apesar de sofrer riscos com as oscilações do mercado vale a pena investir seu dinheiro nos fundos, pois os lucros são gratificantes e o trabalho é quase nulo.

Gostou das nossas informações sobre os fundos de investimentos? Deixe-a seu comentário!

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *