Simuladores da Bolsa de Valores: Quais as opções?

simuladores da bolsa de valores

Para todos aqueles que estão iniciando no mundo da bolsa de valores, é imprescindível ter um bom conhecimento técnico e psicológico, em vista de que o mercado financeiro irá cobrar muito isso. O melhor jeito é procurar se instruir de forma correta e, se possível, com o auxílio de um trader profissional. Os simuladores da bolsa de valores são essenciais neste começo de caminhada, levando em conta que os primeiros passos não devem oferecer riscos para este investidor.

Levando em conta a grande gama de tecnologias existentes para se fazer operações no mercado financeiro, fica mais fácil iniciar neste mundo de investimentos, observando cada característica dos indicadores, abertura e fechamento de ordem, como se posicionar de forma estratégica, o uso do stop-loss e a perspectiva de ganho. Tudo isso pode ser feito com um simulador de bolsa de valores sem o investimento de valores reais.

Dentre os simuladores, quais são as principais plataformas?

Hoje em dia existem várias plataformas de simuladores da bolsa de valores e também de operações em outros tipos de mercados. Existem simuladores de investimento a médio prazo, você pode simular contas e rendimentos através de calculadoras específicas e ferramentas oferecidas pelas corretoras.

Mas, a primeira e revolucionária plataforma de negociação foi a MT4 – Meta Trader 4, utilizada para as operação no mercado de câmbio varejistas, o poderoso mercado Forex. A partir desta plataforma lançada em 2005, uma gama de software começou a ser utilizada. Na verdade, a plataforma serve para operar e também para simular operações.

Através de uma plataforma de negociação, o operador pode visualizar os preços em forma de gráficos específicos para cada perfil de investidor, podendo utilizar o gráfico de barras, de linhas, o candlesticks e o Heikin-Ashi. As projeções dos preços podem ser feitas com o uso de ferramentas como as retrações de Fibonacci, as linhas de suporte e resistência, o uso de canais, e outras marcações que podem ajudar na tomada de decisões. Desta mesma forma podem ser usados os indicadores.

Quais são os simuladores da bolsa de valores?

Também chamados de simuladores de Home Broker, eles devem ser explorados e utilizados até que o investidor iniciante esteja familiarizado com as ferramentas do simulador. Existem diversos sites que trabalham em conjunto com a BM&F Bovespa e dispõem de vários simuladores de investimentos em bolsa.

1- FolhaInvest

Esse simulador criado pelo jornal Folha de São Paulo pode ser acessado no site da Folha, com a abertura de uma conta demo com o capital inicial de R$ 200 mil para serem feitas simulações de investimentos e quanto seria obtido nestas operações. A plataforma é gratuita e você pode acessar quando quiser, basta que esteja acontecendo um pregão naquele momento para o simulador funcionar em tempo real.

2- Uol Invest

O simulador Uol Invest pode ser acessado de forma gratuita, e demonstra uma visão ampla do mercado de ações, podendo ser comparado com os outros simuladores. É possível que com uma grande margem de lucro nas operações demo, você concorra a passagens aéreas, viagens e cursos.

simuladores da bolsa de valores3- SimulAção

Este simulador foi criado pela BM&F Bovespa com uma carteira virtual para serem abertas operações de compra e venda de ações. Nesta plataforma, os investidores também concorrem a prêmios que pode chegar a R$ 5 mil para serem investidos em uma conta real.

4- Simulador EXAME

Alguns especialistas apontam este simulador como um dos mais fiéis aos Home Brokers oferecidos pelas corretoras, com uma grande capacidade de simular o mercado de ações bem próximo do real. Ele tende a ser um pouco mais lento do que os outros, mas também é uma ótima opção de treinamento.

Existem mais simuladores em várias páginas em todo o mundo, o ideal é que você saiba sobre a legislação de compra e venda de ações no Brasil e em outros países, não se limitando somente a este mercado, em vista de que a gama de investimentos disponíveis no mercado financeiro é enorme. Saiba qual é o seu perfil de investidor e procure o que melhor irá atender as suas necessidades.

Compart. 0
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *