Título de capitalização: Saiba o que é, como funciona para a Caixa, Bradesco e Santander. Vale a pena?

porquinho com dinheiro representando titulo de capitalizacao

Todos nós procuramos formas de guardar dinheiro. Principalmente em tempos de crise. Os bancos são os principais agentes que fornecem formas seguras e rentáveis de poupar. Atualmente existem as cadernetas de poupança, e os investimentos como títulos do governo ou aqueles atrelados ao mercado imobiliário. Você provavelmente já ouviu falar sobre os títulos de capitalização, ou conhece alguém que investe neles.

Essa forma de guardar dinheiro é muito comum entre os bancos. A seguir, vamos mostrar com detalhes o que é um título de capitalização, como ele funciona, quais bancos oferecem esse recurso entre outras informações fundamentais para quem tem interesse nesse tipo de investimento.

O que é o Título de Capitalização?

Um título de capitalização é como se fosse um compromisso de poupar dinheiro. Todo mês, o banco retira uma quantia da sua conta e compra títulos com ela. Assim, você automaticamente guarda o dinheiro em forma desses títulos, que são resgatados para você realizar aquele sonho da casa própria, ou aquela viagem para o exterior tão sonhada!

Além disso, você também passa a concorrer a prêmios e sorteios que podem ser de, por exemplo, 5 milhões. Quando o prazo estipulado terminar, você pode retirar todo o montante acumulado durante os meses, com correção monetária sobre a inflação.

Como funciona?

Existem três formas de pagamento disponíveis para a capitalização. Ou seja, como o seu dinheiro vai ser retirado da sua conta para fins de poupança.

Pode ser um pagamento único, um pagamento mensal, ou um pagamento periódico. No valor retirado são debitadas as despesas administrativas do banco para realizar a capitalização. Essa taxa também é corrigida de acordo com a inflação ano a ano.

A rentabilidade dessa capitalização é a mesma taxa utilizada pela caderneta de poupança mais uma taxa definida no momento da compra, que pode chegar a ser variável. Esses juros aplicados devem ter um valor mínimo de 20% da taxa mensal que é aplicada na poupança.

Você deve estar com uma pulguinha atrás da orelha. Como vou ter certeza de que não vou precisar daquele dinheiro que economizei a qualquer momento¿ Sabemos muito bem que imprevistos acontecem e às vezes precisamos usar nossas economias antes da hora.

Pensando nisso, vamos esclarecer uma das dúvidas mais frequentes sobre os títulos de capitalização:

Tem como resgatar o título de capitalização antes do prazo?

É possível fazer o resgate antes do prazo estipulado. Porém, não é uma escolha livre a critério do investidor. Pra fazer resgates antes do prazo, os bancos estipulam valores parciais que podem ser resgatados que não correspondem ao valor total guardado.

Em alguns casos, também são impostas taxas para a realização desses resgates fora do prazo. Isso vai depender da proposta de cada banco.

Veja a seguir como eles acontecem na prática, em três bancos diferentes.

Como funciona na Caixa?

A Caixa Econômica Federal oferece cinco tipos de produtos de capitalização. O Cap Torcedor, o Ideal Cap, o Caixacap Sucesso, o SuperX Cap e o Caixa Cap Aluguel. Todos eles funcionam da mesma maneira que foi explicada acima.

Todos esses títulos podem ser comprados totalmente online, ou nas agências caixa. Para adquirir esse serviço basta acessar o site http://www.caixa.gov.br/voce/capitalizacao/Paginas/default.aspx e conhecer mais sobre essas possibilidades.

logo da bradesco para representar o título de capitalização bradesco

E o título de capitalização Bradesco?

O Banco Bradesco funciona da mesma forma. Entretanto seus planos são diferentes. No site https://www.bradescoseguros.com.br/wps/portal/TransforDigital/Site/Produtos/Capitalizacao você acessa todas as condições e planos para encontrar aquele que mais se encaixa com você!

Existem títulos que se adequam a todos os perfis e são voltados para aqueles que são correntistas, e para os não correntistas também!

São eles:

  • Pé Quente Bradesco Brasil Campeão
  • Pé Quente Bradesco 10
  • Pé Quente Bradesco Empresa
  • Pé Quente Bradesco – O Câncer de Mama no Alvo da Moda
  • Pé Quente Projeto Tamar
  • Pé Quente Bradesco Sorte dia & Noite
  • Pé Quente Bradesco SOS Mata Atlântica.

A contratação e o acompanhamento dos seus títulos também podem ser feitas de forma 100% virtual. Assim como todas as informações de dúvidas necessárias para você adquirir esse investimento.

Como funciona para o Santander?

O Banco Santander, por sua vez, possui os seguintes títulos:

  • CapSorte do Milhão
  • CapSorte Total
  • Cap Universitário
  • Super Cap

Eles atuam em dois tipos diferentes de pagamentos apenas. Um pagamento mensal e um pagamento anual, a escolha do cliente.

Vale a pena investir no título de capitalização?

Pode parecer arriscado comprometer parte da sua renda mensalmente para um fundo que não rende tantos lucros como os outros oferecidos. Entretanto, se seu interesse é poupar parte dos seus ganhos monetários, essa pode ser a melhor opção.

Economizar por conta própria requer bastante disciplina e sabemos que ao longo do mês ocorrem pequenos imprevistos que acabam levando aquele restinho do seu salário que ia direito para as economias.

Por essa razão, se você não possui uma renda fixa para investir em uma operação que te renda os lucros do juros, os títulos de capitalização podem ser muito vantajosos e te conferir a disciplina financeira que as pessoas tanto almejam!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.