Investidor anjo: Saiba o que é, como funciona, como atrair um e muito mais!

ilustração de investidor anjo

Começar um negócio não é fácil. Sabemos que para consolidar uma empresa forte no mercado é preciso investir um capital inicial para impulsionar os negócios. Se você está nesse estágio, ter um investidor anjo pode ser tudo o que você precisa!

Empresas que hoje são referências internacionais como a Buscapé, Bematech, e até as gigantes Apple e Google, tiveram a ajuda de investidores-anjo. Porém, encontrar essa ajuda não é simples.

Não se preocupe, vamos mostrar aqui nesse artigo o que é o investidor anjo, como funciona, como encontrar um investidor e, se realmente vale a pena para você! Veja a seguir.

O que é um investidor anjo?

O investidor anjo é uma pessoa física ou jurídica que realiza aportes financeiros para as empresas em estágios iniciais. Entretanto, esse tipo de investidor é diferente de um sócio, ou de um concessor de empréstimos comum.

O investidor anjo não possui o poder de participar de reuniões e deliberações da empresa, não tem voto em assembleia, não responde pelos bens da empresa em caso de falência e paga tributação sobre a remuneração do investimento, ao contrário dos sócios.

Um empréstimo comum é remunerado através dos juros cobrados pelo tempo de uso do dinheiro. No caso do investidor anjo, a remuneração do investidor está atrelada ao lucro que a empresa tiver. Esses valores são acertados durante a negociação entre as partes. Nessa situação, o investidor anjo também participa dos riscos da empresa.

Sendo assim, o retorno do investidor anjo é maior do que apenas o valor dos juros. Porém, se a empresa não lucra, o empresário iniciante não fica comprometido a pagar juros maiores do que o seu rendimento. Entretanto, o empréstimo possui um prazo de devolução de acordo com o contrato realizado. Geralmente, esse prazo é de até sete anos.

Mas afinal, como funciona esse investimento? A seguir vamos explicar detalhes que você precisa entender melhor para entrar nesse tipo e negócio.

Como funciona o investimento anjo?

O anjo atua para desenvolver uma empresa que ainda possui um pequeno porte e lucro, para que ele seja remunerado quando a empresa estiver desenvolvida. Assim, ele deposita capital na empresa, e também agrega tempo e conhecimento.

O investidor anjo começa a investir na empresa quando ela já tem algo definido. Objetivos, produtos, mercado, público-alvo.

Ele então acompanha a empresa, ajudando e injetando capital social, capital financeiro e força de trabalho para alcançar o desenvolvimento planejado. Ao longo do tempo e do crescimento da empresa, o investidor pode aplicar mais recursos além do inicial.

Em alguns casos, o investimento é em conjunto entre diferentes investidores. Hoje em dia esses tipos de investimentos estão muito populares porque minimizam o risco de perda entre os dois envolvidos e pode também diminuir o tempo de retorno, uma vez que dois profissionais então dedicando tempo de trabalho para o crescimento da empresa.

Até agora, já vimos que esse tipo de investimento é ótimo para quem está começando um negócio e tem a ambição de ir longe. Mas então, como fazer para encontrar esse investidor tão almejado?

ilustração de mão entregando moeda com asinhas para uma pessoa, representando investidor anjo

Como encontrar um investidor anjo?

Logo de início, adiantamos que encontrar um investidor anjo não é difícil, afinal, pode ser qualquer pessoa que esteja disposta a depositar uma quantia para o seu projeto! O maior trabalho envolvido é vender sua ideia.

Existem lugares onde você pode encontrar investidores anjo profissionais, que trabalham exclusivamente e tem experiência em realizar esse tipo de investimento.

Existem investidores que atuam dentro de empresas ou grupos direcionados a isso, investidores independentes que investem do próprio bolso, e também empresas de outros segmentos que tem esse interesse.

Os investidores anjo profissionais fazem uma busca-ativa através de editais, chamamentos e incubadoras a fim de encontrar projetos potenciais para investir e, mais do que isso, ajudar a desenvolver

A ABStartups é uma das empresas mais reconhecidas que faz a ponte entre startups com potencial de crescimento e investidores anjo interessados.

Uma estratégia eficiente para encontrar investidores anjo é abordar pessoas do seu próprio ciclo social. Também é importante buscar pessoas que já possuem conexões com anjos que podem conhecer sua ideia.

Procure tecer uma teia de relacionamentos (networking) com pessoas chave como advogados e contadores que trabalham com pequenas empresas inovadoras, membros de aceleradoras e incubadoras de projetos e investidores de capital e risco.

Como funciona para o Simples Nacional?

Se sua empresa é registrada no sistema de Simples Nacional, você também pode contar com a ajuda de um investidor anjo! A nova Lei Complementar n° 123/2006 (Lei do Simples Nacional), permite a possibilidade da figura do investidor anjo na empresa.

Entretanto, ela veda o ingresso nesse regime a inclusão de pessoas jurídicas como sócio, ou a participação da empresa Simples como sócia em outras empresas.

Mas é possível a atuação de um investidor, seja pessoa física ou jurídica, ou também atuação de fundos de investimentos. Esse investidor inclusive pode ser uma outra empresa que seja Simples Nacional, contanto que ela seja uma investidora-anjo e não uma sócia.

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Então deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Você Também Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.