Sped: Para que serve? Como pagar o ICMS? Como autenticar? Tire suas dúvidas!

Sped

Existem no país várias ferramentas que as pessoas podem usar para ajudar na resolução de problemas burocráticos e contábeis. Um dos mais famosos no Brasil é o Sped, que, apesar disso, ainda é desconhecido por muitas pessoas.

Se você tem curiosidade ou necessidade de aprender a respeito de um programa como o Sped, este texto foi feito para você. Nele, vão ter informações sobre o que é, para que ele serve, como ele funciona, entre outros conhecimentos de grande valia para quem precisa de ferramentas de contabilidade. Confira nos próximos tópicos!

O que é Sped?

O Sped é o Sistema Público de Escrituração Digital. Ele foi criado no ano 2000 com o objetivo de modernizar e deixar mais tecnológico todo o processo de escrituração, contabilidade, de administração tributária e também financeira.

Apesar de ter sido criado em 2000, ele só entrou em funcionamento mesmo no ano de 2008 e hoje funciona como uma forma de facilitar toda e qualquer movimentação contábil de pessoa jurídica.

Para que ele serve?

Ele pode fazer uma série de movimentações necessárias para quem tem uma empresa ou ONG e tem que mexer com essa parte de contabilidade. Ele faz a recepção, a validação, a autenticação, o armazenamento de documentos, livros e demais escrituras da parte da contabilidade de uma pessoa jurídica.

Além disso, o Sped tem importante papel de integrar as ações do fisco e de padronizar a forma como essas informações são colocadas e disponibilizadas. Outro objetivo importante é que o Sped uniformiza as obrigações de cada um dos contribuintes, o que facilita a fiscalização por parte do poder público.

Outra serventia, é que ele faz com que todo esse processo contábil de empresas fique mais rápido e menos burocrático. O que gera eficiência em toda máquina pública e ajuda a economia do país girar de forma mais rápida e eficaz.

 Sped empresa

Como funciona o Sped?

A principal dúvida das pessoas é como funciona, como fazer para utilizá-lo da maneira correta. Você vai acessar o aplicativo do Sped no site da Receita Federal.

Lá, você vai ter um programa de validação, o PVA. Esse programa vai pedir alguns dados e documentos seus. Depois de devidamente validado, você tem acesso e pode fazer todas as movimentações contábeis que estiverem liberadas para a sua pessoa jurídica.

O ideal é que esse equipamento seja utilizado por um contador, que já sabe trabalhar com essa ferramenta. Até porque para ter uma empresa, você precisa ter um contador. Com isso, é muito mais fácil você entregar esse trabalho para ele, do que fazer por conta própria.

E se for contábil?

Existem alguns tipos diferentes. O mais comum é o contábil, utilizado para resolver todas as questões que envolvem a contabilidade de uma empresa, de uma organização não governamental, ou de um órgão público.

Sped Reinf

Reinf é uma sigla dada para um tipo de escrituração específica feita pelo Sped. É a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais. É um dos principais documentos feitos por essa plataforma.

ICMS

O ICMS é um dos impostos mais importantes pagos por empresas brasileiras. Para poder acessar, calcular e gerar o pagamento do seu ICMS, você pode e deve usar o Sped.

Sped cálculo

QUER SABER MAIS SOBRE O ICMS? CLIQUE AQUI!

Sped fiscal 

Existe também o chamado Sped Fiscal, uma parte importante do programa que realiza com exclusividade todas as tarefas fiscais de uma pessoa jurídica. Para ter acesso, o funcionamento é da mesma forma que as outras funcionalidades dessa plataforma.

Como fazer a atualização?

O Sped, assim como todo e qualquer programa de computador, passa por atualizações. Ela pode ser feita automaticamente, online, ou, então, quando você entra no site da Receita é possível baixar e usar a versão mais nova do aplicativo.

E autenticação do Sped?

Para usar você precisa informar uma série de dados e documentos. Depois disso, a sua conta é autenticada e liberada para fazer uso da plataforma.

Caso você queira e precisa autenticar os documentos feitos pelo Sped, basta você levá-los a um cartório com todos os demais documentos necessários e fazer a autenticação.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre o uso do Sped e como ele funciona, deixe o seu comentário aqui embaixo!

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *