Planilha de orçamento: Pessoal, Doméstica, no Excel! E mais!

planilha de orçamento

Muitas pessoas chegam ao fim do mês sem saber quanto gastou e com o que o dinheiro foi gasto, só percebem que o seu dinheiro está sumindo sem que ela possa ter controle dele. Se você também está passando por esse tipo de situação, você deve começar a fazer uma planilha de orçamento.

Ainda não sabe como fazer planilhas de orçamentos? Então continue lendo esse artigo e veja a seguir tudo o que você precisa saber para fazer sua própria planilha.

Planilha Orçamento Pessoal

Existem diversos tipos de planilhas que você pode fazer em casa com muita facilidade. Veja a seguir algumas dicas de planilhas para que você possa escolher a melhor planilha pessoal para você:

  • Planilha online: Para quem tem grande acesso a internet essa planilha é uma excelente opção. Você deverá baixar o aplicativo “guia de bolso” e suas informações dos cartões e das contas irão ser encaminhadas ao aplicativo para que ele possa te dar um guia completo de como andam suas finanças.
  • Planilha diária: Essa planilha é mais indicada para pessoas que possuem ganhos e gastos diários. Com ela você possui maior facilidade de registrar toda a movimentação do seu dinheiro para saber onde está gastando mais. O diário de despesas da revista exame é uma excelente opção.
  • Planilha de gastos mensais: Essas planilhas são excelentes para pessoas que possuem ganhos e gastos mensais, assim ela pode fazer o controle de todo o seu mês de uma só vez. Na internet existem dezenas de opções de planilhas de gastos mensais, basta você escolher a que melhor lhe atende.

planilha de orçamento

 

Doméstica

Se você está em busca de uma planilha doméstica para que você possa enxergar melhor todos os seus gastos em casa, você possui diversas possibilidades, veja a seguir quais são as mais indicadas:

  • Planilha doméstica online: Essa planilha foi desenvolvida para quem gosta de rapidez e de estar sempre conectado com a internet. Assim você deverá baixar um aplicativo da planilha e inserir todos os seus dados para que automaticamente a planilha diga quais são os seus gastos e em que você está gastando mais dinheiro.
  • Planilha de orçamento doméstica simples: Para quem não possui muitos campos a serem preenchidos e que deseja apenas ter uma noção de onde está indo o seu dinheiro uma planilha simplificada pode ser uma ótima opção, pois com ela você possui poucos campos para preencher apenas com o básico.

Como fazer uma boa planilha de orçamento no Excel?

O excel é um excelente local para criar uma planilha de orçamento, pois com ele você possui facilidade para movimentá-la e ainda consegue visualizar todas as sua transações para que você possa saber para onde está indo o seu dinheiro.

Veja a seguir o passo a passo de como fazer uma boa planilha de orçamento mensal no excel:

  1. Abra o excel;
  2. Na primeira linha da primeira coluna escreva gastos, e em seguida, por toda aquela coluna você deverá escrever o nome dos gastos que você tem.
  3. Ainda na primeira linha, agora da segunda coluna você deverá colocar “valor”, pois será onde você vai anotar o valor de cada gasto.
  4. Após colocar todos os gastos e seus respectivos custos em sua planilha você deverá fazer a soma automática desses gastos. Uma linha após finalizar os gastos você deve escrever “total”. E embaixo dos valores gastos você deverá digitar =SOMA (e quais linhas você deseja somar). Por exemplo, se você começou a inserir os valores na linha 2 da coluna B, e terminou na linha 20 da coluna B, você deverá escrever na linha 21 da coluna B: =SOMA (B2:B20), e então o resultado irá aparecer automaticamente.
  5. Salve a sua planilha e você poderá acessá-la sempre que quiser para fazer suas modificações.

Essa planilha é bem simples de ser feita e é uma boa planilha de orçamento, no entanto ela está restrita há apenas um mês, sendo assim todo mês você deverá criar outra planilha para colocar seus gastos.

planilha de orçamento no Excel

Planilha orçamento pronta

Outra opção para planilha de orçamento é você optar por baixar uma planilha já pronta, assim você só precisará inserir todos os seus dados nela. Essas planilhas são cheias de campos e são indicadas para pessoas que possuem muitos gastos variados, além do mais algumas possuem opções de inserir os gastos de todos os meses do ano.

Gostou das nossas dicas sobre planilhas de orçamento? Deixe seu comentário! Vamos adorar saber sua opinião!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.